Porque não voto em Bolsonaro - Francis Lopes de Mendonça



 Passei o dia pesquisando no Google sobre Bolsonaro e cheguei à conclusão de que é melhor não votar nesse cidadão. Explico: estou certo de que muitos de boa fé dos que vão votar em Bolsonaro, o fazem em função de uma profunda revolta contra tudo que o PT fez ao longo de seus 13 anos. Votam em Bolsonaro como um gesto contra a corrupção, contra a roubalheira que nos foi imposta. Bolsonaro representa a mais radical oposição a Lula ou contra tudo o que Lula representa. Por isso enxergam em Jair o candidato que melhor expressa esse sentimento de raiva e nojo contra o vandalismo dos ladrões da esquerda, mas também de indignação com a violência sanguinária que convivemos nas nossas cidades. Não é isso??

Pensem se não é APENAS por isso que os amigos decidiram seu voto em Bolsonaro. É compreensível. Mas eu pergunto: e daí?? E os próximos anos?? Aos amigos que realmente decidiram votar em Bolsonaro eu pergunto novamente: vocês realmente pararam pra pesquisar, saber e refletir sobre o plano de governo de Bolsonaro, como eu fiz hoje?? Não?? Vejam bem, a minha intenção aqui não é mudar o voto de ninguém, não é desrespeitar a sua condição de eleitor fiel de Bolsonaro. A minha intenção é alertar os amigos que vão votar em Bolsonaro por impulso, por revolta, mas não pararam pra pensar com racionalidade no que virá quando ele for eleito.

Os amigos já pararam pra pensar no que ele fará pelo desemprego, pela economia, pela saúde, pela educação?? Não?? Então vale a pena conferir. Eu pesquisei no Google sobre o plano dele para entender o que a gente pode esperar dele como presidente, a começar por Educação: seu plano não apresenta nenhum projeto. Apenas críticas ao “comunismo” que ele garante ter tomado conta das escolas. Mas não há nenhuma estratégia para resolver o problema. De prático, apenas o apoio ao veto ao ensino domiciliar.

Depois fui pra Segurança: na segurança, o principal é o fim das saídas temporárias dos apenados. Ocorre que o STF já julgou a inconstitucionalidade desta proposta e não há como o presidente mudar isso sem aprovação do Judiciário. Ele fala também em criar o excludente da ilicitude para que os policiais possam atirar sem medo de serem processados. Só que o que ele propõe já consta do Código Penal.

Segui com Economia: pretende unir os Ministérios da Fazenda, Indústria e Planejamento criando o Ministério da Economia. Pretende ainda alterar a autonomia do Banco Central, alinhando com a política econômica - coisa que vai contra qualquer teoria econômica moderna.

Em seguida fui ver a questão da Saúde: outra área onde o plano de Bolsonaro é só mais um panfleto anti-esquerda do que uma coleção de propostas.Tem uma especial atenção aos nascimentos prematuros. Insiste que o problema da mortalidade infantil pode ser resolvido com as grávidas cuidando melhor da saúde bucal. Ignora temas como saneamento básico, por exemplo.

E a questão importantíssima do desemprego? Simplesmente não propõe nenhuma estratégia para combater.

Meus amigos, acreditem, é só isso, eu pesquisei. Não se iludam. Os amigos querem barrar a volta de Lula e sua gangue?? Ótimo!! Concordo. Mas será que os amigos não percebem que são ESSAS as “propostas” que vocês estão a ponto de eleger? Um político que está há 28 anos no Congresso e aprovou apenas 2 projetos e quando questionado sobre essa performance, respondeu: “mais importante que fazer gol é não tomar gol”. O cargo de presidente é de suma importância pra gente colocar um aventureiro e oportunista. Mas ainda dá tempo de mudar. Daqui a poucos dias não dará mais.

Mas com isso estou sugerindo que os amigos votem em alguém que não esteja alinhado com um pensamento à direita?? De jeito nenhum!! Mas pensem em candidatos que pelo menos possuam planos de governo de verdade, que a gente pode ao menos debater. TUDO MENOS BOLSONARO E HADDAD.

Por fim, está na hora dos eleitores fiéis de Bolsonaro pararem de refutar as acusações de homofobia, racismo e xenofobia. Agora o que é importante mesmo, às vésperas da eleição presidencial, é questionar o projeto de Bolsonaro para o país. Mas como questionar se esse projeto simplesmente não existe??...




Comentários


Comentar


Sidebar Menu