Como resolver a tela azul no Windows 10

A tela azul é um dos erros mais clássicos do sistema da Microsoft, e o Windows 10 não escapa à regra. Também conhecida como "tela azul da morte", a falha é identificada por códigos muito genéricos, que não informam a origem do problema. Por isso mesmo, a solução pode envolver diversos procedimentos, que variam principalmente de acordo com o momento em que a pane acontece.

Neste guia, o TechTudo ensina várias ações que resolvem a situação, tenha ela ocorrido durante a atualização para o Windows 10, após um update do sistema ou mesmo durante o uso. Analise as circunstâncias em que a tela azul da morte apareceu e veja como eliminar a falha para voltar a usar o computador normalmente.

 
Windows 10 mostrando a tela azul da morte? Saiba como resolver  (Foto: Reprodução/Microsoft) Windows 10 mostrando a tela azul da morte? Saiba como resolver  (Foto: Reprodução/Microsoft)

Windows 10 mostrando a tela azul da morte? Saiba como resolver (Foto: Reprodução/Microsoft)

 

Durante a atualização para o Windows 10

 

Quando a tela azul aparece durante a atualização para o Windows 10, o processo de instalação é desfeito e o sistema volta à versão anterior. Há algumas medidas a a tomar antes de tentar atualizar o SO novamente.

1) Remova hardwares desnecessários

Desconecte todos os hardwares externos desnecessários à instalação, o que inclui itens como webcams, impressoras, monitores extras, HDs externos etc. Eles podem entrar em conflito com o sistema e causar a temida tela azul. Mantenha apenas o teclado, mouse e tela principal, caso você use um desktop. Se for um notebook, tire todos os componentes extras.

 
Desconecte periféricos e componentes desnecessários do computador antes da atualização para Windows 10 (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Desconecte periféricos e componentes desnecessários do computador antes da atualização para Windows 10 (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Desconecte periféricos e componentes desnecessários do computador antes da atualização para Windows 10 (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

 

2) Atualize os drivers

Drivers desatualizados podem causar problemas durante a instalação do sistema. Se você estiver executando a operação pelo Windows Update, o programa deverá baixar e instalar os drivers automaticamente. Mas é possível que haja erro nesse processo, ou mesmo que você não esteja utilizando a ferramenta da Microsoft, fazendo com que o Windows 10 entre em conflito com drivers desatualizados.

A saída é atualizar manualmente os drivers antes tentar instalar o Windows 10 de novo. Digite "Gerenciador de dispositivos" na busca do Windows e entre na ferramenta. Clique com o botão direito do mouse no driver possivelmente desatualizado e selecione "Atualizar driver". Na janela seguinte, entre em "Pesquisar automaticamente software de driver atualizado", opção que fará a busca pelo driver mais recente na Internet.

 
Atualização de driver antes da atualização para Windows 10 pode impedir tela azul (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Atualização de driver antes da atualização para Windows 10 pode impedir tela azul (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Atualização de driver antes da atualização para Windows 10 pode impedir tela azul (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Caso a ferramenta não encontre nenhum software disponível, acesse o site da fabricante do componente e faça uma busca manual. Se você estiver querendo atualizar o driver de uma placa gráfica da Intel, por exemplo, entre no site da marca e verifique os programas liberados para o modelo instalado no seu computador.

3) Desinstale programas

Softwares antigos também podem apresentar incompatibilidade com o Windows 10 e gerar a tela da morte na atualização do sistema. Não dá para saber exatamente qual programa causa a falha, então o ideal é que você desinstale o máximo de aplicações possível. Remova tudo o que não estiver usando, principalmente os softwares mais antigos.

 

Para desinstalar um programa no Windows, abra o Painel de Controle e clique em "Desinstalar um programa". Selecione a ferramenta que você quer tirar e aperte o botão "Desinstalar". Repita a operação com todos os softwares que você julgar que podem estar originando o erro.

 
Desinstale programas antigos antes de atualizar sistema para Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Comentários


Comentar


Sidebar Menu