DILEMA TUCANO: Afinal, Cássio e Romero vão apoiar Cartaxo ou Maranhão ? ou irão se dividir ? – Por Rui Galdino



 O dilema dos tucanos e a possibilidade de divisão!

 Por Rui Galdino Filho

 Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Terminou o carnaval e agora está dado a largada para as futuras composições políticas em nosso estado. Pra onde vai os Cunha Lima nestas eleições? E Romero Rodrigues, ficará com quem? Enfim, o PSDB terá candidatura própria ao governo do estado, na pessoa de Cássio, ou não? Os tucanos vão apoiar o senador Maranhão? Ou vão apoiar o prefeito Cartaxo? Ou será que os tucanos vão rachar?

 Tudo é possível. Dizem que o senador Cássio e o ex-deputado Ruy Carneiro, tem uma preferência pelo nome de Luciano Cartaxo, para o governo do estado. Outros dizem, que o prefeito Romero Rodrigues e seus seguidores, preferem apoiar o senador José Maranhão, para o governo do estado. E agora? Será que Cássio e Romero, vão trilhar caminhos diferentes, um apoiando Cartaxo e o outro apoiando Maranhão?

 O fato, é que até agora, com relação aos tucanos, não existe nenhuma definição. Absolutamente nada, pois, Cássio, ainda sonha em disputar o governo do estado mais uma vez, por isso, vai aguardar a saída ou não de Ricardo, do governo. Comenta-se nos bastidores, que se Ricardo sair, Cássio, será candidato a governador. Então, baseado nesta tese, os tucanos só vão decidir o seu caminho, depois do dia 07 de abril. Será isso mesmo?

 Por outro lado, há quem diga que o PSDB por completo, já está fechado com Cartaxo e que o anúncio deste acordo deverá ser feito na sexta-feira, 23 de fevereiro. Será? Não acredito! O problema é que Cássio e Romero, não estão bem afiados como muita gente pensa. É por isso, que um poderá seguir com Maranhão e o outro com Cartaxo. Na verdade, o dilema dos Cunha Lima, é muito grande!

 Havendo três candidaturas ( Azevedo, Maranhão e Cartaxo ), a tendência é termos um 2º turno nas eleições para governador, com o candidato do governo, João Azevedo, na fase final, disputando com Maranhão ou Cartaxo. Se no 2º turno, ficar a disputa entre Azevedo e Cartaxo, Maranhão, apoiará Azevedo. E se ficar a disputa entre Azevedo e Maranhão, Cartaxo, apoiará Azevedo. Então, em qualquer hipótese no 2º turno, o vitorioso deverá ser João Azevedo.

 Mas, vamos supor que Azevedo, não consiga ir para o 2º turno, com isso, a disputa final ficará entre Cartaxo e Maranhão. Nesse caso, a tendência natural, é o governo apoiar José Maranhão, que deverá se eleger governador mais uma vez. Como se observa, em qualquer hipótese com três candidaturas, Cartaxo, não vencerá o pleito. É por isso, que acho que Luciano Cartaxo, deverá ficar na prefeitura e se compor ainda no 1º turno, com o candidato do governo.

 Na verdade, a única chance de Cartaxo, ser eleito governador e no 1º turno, era se as oposições estivessem realmente todas unidas, ou seja, PSDB, PMDB e PSD juntos, em torno do nome de Luciano Cartaxo. Porém, a pré-candidatura do senador Maranhão, colocou água no “chopp” das oposições e com isso, bagunçou todo o meio de campo, por isso, PSDB e PSD, vivem um grande drama.

 E para finalizar o carnaval político paraibano, já imaginou se no final das contas tivermos apenas duas principais candidaturas ao governo do estado: Maranhão X Azevedo? Nesse caso, o PSDB fecharia uma chapão com José Maranhão e Cartaxo, fecharia um chapão com João Azevedo. Vamos aguardar os acontecimentos, pois, até agora, tudo isso são conjecturas e muitas especulações.

 Além disso, tem outro fato que não estão levando em consideração, ou seja, a eleição presidencial, que também poderá afetar as eleições estaduais. Aqui na Paraíba, é preciso saber quem vai ficar com o candidato do PT? Quem vai ficar com o candidato do governo federal? E quem vai ficar com Jair Bolsonaro? Já imaginou se Bolsonaro, disparar e vencer a eleição presidencial ainda no 1º turno? Será que seu possível aliado na Paraíba, também poderá lograr êxito?

 Aja coração!




Comentários


Comentar


Sidebar Menu