A ingratidão - Lourdinha Luna



 
O individuo que não é grato é molesto, desagradável, portanto abominável para a convivência. Esta semana dediquei-me a ler comentários em jornais, Faces e outras formas de inserção

do pensamento, em relação ao feito de maior projeção que os nordestinos receberam até então. A Paraíba, em sua trajetória desde 1585 quando do inicio de sua construção como cidade, até os dias atuais fora agraciada com dois grandes feitos.

A criação da UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, em 1951 e dia 10 de março de 2017, a TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO, possivelmente até Campina Grande. A parte mais seca do Estado - o CURIMATAU foi desconsiderado, para não encarecer o projeto. Lembrei-me e não posso ocultar o que se passou em 1932, para que todo o Nordeste não morresse de fome e sede. O cofre federal estava em ruínas... O Presidente Washington Luiz só teve olhos para alimentar a "guerra" fratricida de Princesa. Mas, a única saída para aliviar o sofrimentos com os 3 anos de seca (começou em 1930) era tomar por empréstimo a Inglaterra em libra (ouro) uma quantia para tocar os grandes açudes que ainda abastecem a região sedenta de água.

Vinte anos depois a divida estava paga, pelo mesmo Presidente (Getúlio Vargas) que se responsabilizou pelo débito. A alegria do Ministro que intermediou a transação - JOSÉ AMÉRICO - ainda lhe encheu os olhos de lágrimas, ao receber do Embaixador da Inglaterra no Brasil o documento que quitava a transação.

Não sejamos ingratos a transposição é fruto da vontade do Presidente Lula, Dilma e Temer . E também dos que no percurso dos trabalhos acompanharam sua trajetória e nas últimas horas dos que não deixaram o empreendimento estacar...




Comentários


Comentar


Sidebar Menu