Lula dividiu o poder com aqueles que ele agora critica - Francis Lopes de Mendonça



 
Morro de rir com amigos meus de boa fé que vêem golpismo em tudo mas empurram goela abaixo a safadeza e a roubalheira, só porque preferem Lula de novo no poder, a pretexto de que a direita reacionária é safadeza e roubalheira com retrocesso social.

Realçam a sucessão de erros cometidos pelas elites, como se essas mesmas elites não tivessem compartilhado do poder e das roubalheiras das esquerdas. Ou não foi o PT de Lula que passou 13 anos dividindo amplamente o poder e as roubalheiras com o PMDB de Temer numa desenvoltura de uma sem-vergonhice sem fim, inclusive trazendo reacionários para seus ministérios, a exemplo de Aguinaldo Ribeiro? Ou então meus amigos esquecem que Lula só chegou onde chegou cedendo aos acordos com as elites brancas. Pois Lula jamais teria chegado ao poder sem as composições, negociatas de gabinete e conluios secretos nos bastidores do poder e sem dividir as falcatruas com as elites brancas.

Meus amigos esquecem que alianças espúrias e arrumações palacianas com velhas oligarquias e velhas práticas da República getulista eram coisas impensáveis, denunciadas e combatidas pelo petismo original. Mas por que se tornaram práticas corriqueiras e marcas indeléveis nesta época lulista-dilmista? "Ahhh..., mas o que importa é que o país teve conquistas através de Lula", disse a vulgar justificativa de outro amigo, como se essas conquistas que Lula implantou no primeiro governo explicassem a ladroagem grossa que foi multiplicada por mil vezes pelos corruptos e ladrões que engrossaram as fileiras do partido e fizeram com que muitos de seus respeitáveis fundadores saíssem por não concordarem com os desmandos.

Sabemos que a roubalheira e a corrupção não é de agora, nem coisa só de Lula, mas que teve o enraizamento nas estruturas do poder envolvendo quadros históricos do partido. Agora resta saber se esses camaradas ainda se sentem na obrigação de justificar mais atitudes indefensáveis, como é esse abraço no Paulo Maluf, só por terem sido tomadas por Lula, esse poço de contradições e mentiras.





Comentários


Comentar


Sidebar Menu