Dia de São José - Lourdinha Luna



 
O 19 de março é celebrado pela Igreja Católica como o dia de São José, esposo de Maria. O pai de Jesus, é um santo popular, protetor da família e padroeiro dos trabalhadores. A data carrega um significado especial para o nordestino do Sertão, Cariri, Brejo e zona da Mata, desde que, quanto ao clima estão nivelados. O frio excessivo na fase invernosa, desapareceu e as estações se igualam, na escassez da pluviometria

Segundo a tradição se chover na data dedicada a São José, pode plantar a semente e esperar o São João para colher o milho da canjica e da pamonha.

Outra experiência muito acatada era a barra no horizonte, a 13 de dezembro, consagrado a Santa Luzia. Sertanejos, na madrugada, conferiam se o sinal de bom inverno estava no firmamento, com nimbos pardacentos, que empanavam a saída do sol. Se o fenômeno acontecia com a imponência desejada pelos agricultores, estava assegurada a safra dos produtos da terra que faziam a mesa farta dos comensais. O gado gordo oferecia o leite para a coalhada e os queijos.

Votava-se, também, aos Ventos Elísios, vindos dos Açores, a chegada das chuvas ao interior da região nordestina, por via do Norte. Se, em dezembro chovesse no Piauí, era sinal de ano fecundo para a agricultura e a pecuária.
O semiárido é a região mais sofrida, com a falta de inverno. Sem água a terra esturricada não produz e há o êxodo para os Estados do Sul. Com a efetivação de um ramal da transposição de águas do São Francisco para a Paraíba é a certeza que pessoas e animais estão a salvo da sede. Com segurança hídrica o homem cria raízes em seu torrão.

Com o avanço da ciência credita-se a El Niño e La Niña a seca e o inverno.Quando no domínio da “menina”, a fúria de sua ação arruína cidades, vilas e montes. E sofre a população com a morte de pessoas e a perda de bens. Neste ano, no Nordeste, a vez é do “menino” que prenuncia o 5º ano de estiagem prolongada...
----------------------------------------------------------------------------------
Lourdinha Luna - Memorialista




Comentários


Comentar


Sidebar Menu