Lá vem o Brasil descendo a ladeira - Francis Lopes de Mendonça



 Parece que temos um caminho muito longo a percorrer entre a exuberante "civilização tropical" proposta por Darcy Ribeiro e o achatamento dos valores éticos e morais cujos desdobramentos já atingem proporções calamitosas de descalabro, principalmente nas classes dominantes.

A corrupção enraizou-se em nossa cultura com o DNA ruim e o ranço triste que a raça trouxe dos ladrões, degredados e salafrários da coroa lusitana que foram expulsos de Portugal e tiveram como penalidade a deportação para a Colônia. Daí por diante, o país só tem amargado a degeneração, passando pelo Império, chegando à República, que já nasceu invertida pois não germinou da vontade popular, mas nos quartéis.

A corrupção atravessou o Estado Novo, varou a Nova República, transpôs a Ditadura Militar e depois permaneceu com o retorno à “democracia” nos braços libidinosos de Sarney e Collor. Agora, essa corrupção dorme em alcova esplêndida, praticando suruba oficial nas mãos de FHC, Lula, Dilma e Temer, no colo do Palácio do Planalto, com suas putinhas chamadas de propina, disseminadas em tudo que é Órgão e Instituições do Estado brasileiro, em todos os níveis.

Chegamos na latrina do tempo. No fundo do esgoto político. Na cloaca da vergonha nacional e mundial. E não sabemos mais nem limpar a cara e nem lavar o rabo da incompetência e da falta de consciência de honestidade para sair dessa situação de decadência em que o país está atolado até a medula. A credibilidade geral está esfacelada com o crime organizado e suas facções dominando tudo. É o caos em suas formas mais descabeladas! Até parece que os nossos valores éticos e morais são merda pura.





Comentários


Comentar


Sidebar Menu