Velho Chico Saruê será o último dos ‘Coronéis‘ ? - Bira Delgado



 
Coronelismo era e é uma forma de governo dos Latifundiários que mandavam e mandam nos estados e através do voto de cabresto os seus candidatos eram eleitos para ir aprovar e fazer leis no Congresso apoiados pelo Presidente da Nação numa política de favorecimento entre eles mais conhecida como Política dos Governadores.

O Cangaço teve duas fases, em sua primeira fase os cangaceiros eram comandados pelos coronéis, que os usavam pra praticar o voto do cabresto(conquista de votos por meio de ameaça). Os cangaçeiros trabalhavam em troca de um pedaço de terra e comida.


Na segunda fase, o cangaço se tornou "independente", e os cangaceiros saiam pelo sertão nordestino roubando vilarejos e fazendas e matando.


Tenho minhas raízes nas beiras do Rio São Francisco, pois foi lá que meus avós(Sá Delgado), nasceram, criaram todos os seus filhos e muitos netos. Fizeram e fazem histórias. A história toda de luta pela terra, pela negritude, pelo o Velho Chico.
Me parece que se desenha um final bacana, pelo o que se rolou no penúltimo capítulo de “VELHO CHICO”. Depois de muito tempo agindo contra a lei e sendo cúmplice de crimes políticos, Afrânio (Antonio Fagundes) resolveu abrir o jogo para a Justiça (Ministério Público) e para a imprensa. Mas não foram só os personagens de Grotas do São Francisco que ficaram chocados com a atitude do coronel. Nas redes sociais o público ficou vibrando quando viu o ex-Saruê soltando o verbo. ‘‘Afrânio vai fazer delação premiada! Carlos Eduardo tá ferrado!‘‘. "Operação Gaiola Encantado, adorei".




Comentários


Comentar


Sidebar Menu