Porque Hoje é Sábado - Tião Lucena

 Hoje é sábado de aleluia. A data me traz lembranças de um tempo distante, lá pratrazmente como diz o matuto, vivido em Princesa, ao lado das belas damas dos sítios de nossa terra. O bolo doce era animado por Manoel Tocador na sanfona, João Caiti no pandeiro e João de Né na cantoria. E depois íamos todos, os rapazes e as mancebas, comemorar a morte de Judas nas pedras da velha Lagoa da Perdição.

**
No sábado de aleluia Pedro Fogueteiro pendurava o Judas num pau de agave enorme. O bicho era despencado de lá pelas bombas que Pedro enxertava no seu corpo e a meninada fazia a festa com as balas doces que voavam dos molambos estraçalhados.
**
Vindo de lá pra João Pessoa, conheci outros Judas, outras festas. O mais famoso é o de Jaguaribe, que já se tornou atração turística, para desgosto de 1berto de Almeida que não gosta dessas frescuras. No que faz muito bem.
**
Aeroporto de Brasilia: uma bosta. Está pior do que a rodoviária antiga de João Pessoa. Pelo andar da carruagem, as obras que ali estão sendo executadas não serão concluídas antes da Copa. Foram cuidar do aeroporto faltando dois meses para o inicio dos jogos.
**
A mesma coisa acontece com o Aeroporto de Fortaleza. Outra bosta. Outra merda. Um amontoado de barro, de tijolos, de ferros e de operários trabalhando, sabendo de antemão que é coisa para terminar no fim do ano. E se terminar.
**
Noventa e cinco das reservas hoteleiras para a Copa em Fortaleza vão ser canceladas. Os turistas virão assistir os jogos e dormirão noutras plagas. Os motivos não foram ditos, mas eu imagino: a carestia na capital do Ceará é pai d”égua.
**
Este ano não comi bredo na Semana Santa. Perdi a Semana Santa. Sem bredo, não tem graça.
**
Fortaleza é uma cidade grandiosa, gigantesca. Na Praia de Iracema, os edifícios enormes enchem o espaço. E os esgotos descarregando na praia fazem a festa.
**
Não estarei neste sábado no Programa Sem Nome. Mas Humberto Alexandre, com certeza, não sentirá minha falta.
**
Afinal de contas, o jovem Leonardo Gadelha vai votar no senador Cássio ou vai ser vice de Veneziano? O rapaz é indeciso igual ao pai.
**
Alguém aí dá notícias de Zé Boró?
**
A minha solidariedade à dor de Fred Menezes e do grande pai Jorge Menezes pela perda do irmão e filho. Eu já passei por essa dor e sei quanto ela dói.
**
Viajei de Tam pra Fortaleza, tive que ir por Brasilia, pense num arrodeio! Esse negócios de pontos da Tam é coisa pra fela da puta.
**
E agora lá se vão meus abraços para Nilvan Ferreira, Gutemberg Cardoso, Josival Pereira, Antonio Malvino, Cardivando de Oliveira, Joanderson Locutor, Airton José, Sabrina Barbosa, Jandui Sabino, Zé Duarte Lima, José Augusto Longo da Silva, Marcos Nogueira, Maurilio Batista, Abelardo Oliveira, Coronel Cazé, Anacleto Reinaldo, Batista Silva, Gilson Souto Maior, Jackson Bandeira, Zé Maria Fontenelli, Ivaldo Lima, Adelton Alves, Sandra Bárcia, Elias Pelágio do Carmo e Josinato Gomes.
**
A Rádio Tabajara da Paraíba enviou Ivan Bezerra e Eudes Toscano para cobrirem um jogo entre o Botafogo e o Esporte do Recife, no Estádio dos Aflitos.
Três horas da tarde, o sol claro e quente, a partida quase iniciando, os repórteres a postos, Eudes inicia a transmissão pedindo que Ivan dê suas primeiras opiniões sobre o jogo. Ivan, que cochilava pelo olho de vidro, pega o microfone e começa:
-Como sempre, a iluminação dos Aflitos está péssima, não dando as mínimas condições para a realização da partida.
Eudes o interrompe no ar:
-Ivan, tu tas de óculos escuros!
Ivan tira os óculos e continua:
-Meus amigos, agora melhorou consideravelmente.





Comentários


Comentar


Sidebar Menu