2018: Não brinquem com o "mago" da Rainha da Borborema, Romero Rodrigues! - Rui Galdino Filho



 
Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A princípio, eu pensava que a possibilidade do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, ser candidato ao governo do estado no próximo ano, era apenas um jogo de cena, um balão de ensaio ou coisa parecida, porém, confesso que me enganei, pois, os últimos fatos e andanças de Romero, sinalizam SIM, para um desafio que se aproxima: 2018.

Meses atrás, Romero, mais que de repente, como bom tucano, saiu da gaiola, colocou o bico de fora e disse que seu nome estava à disposição do partido ( PSDB ), para disputar o governo do estado. Disse também, que Campina Grande, estava viva e em boas mãos, portanto, merece ter seu lugar ao sol. Disse ainda, que só deixaria a prefeitura de Campina, para ser candidato a governador ou na última hipótese, a senador.

Depois desses dizeres todos, Romero Rodrigues, começou a peregrinar pelo interior da Paraíba, visitando amigos, correligionários, atendendo convites, participando de eventos, festas de padroeira, etc, etc, etc ... E a receptividade a Romero, tem sido muito boa por onde ele anda, por isso, o “MAGO DE CAMPINA”, que tem um estilo próprio e é muito carismático, está muito animado e cada vez mais propício a enfrentar 2018, mesmo que não seja pelo PSDB.

Além disso, Romero, já deu CARÃO no senador Cássio, dizendo inclusive, que se Cássio, correr da raia, ele topará a parada, já puxou as orelhas de Ruy Carneiro, presidente do PSDB, já disse a Cartaxo, que Campina Grande também existe no mapa da Paraíba e é forte, e tem dito muito mais por onde anda, inclusive, eu soube até, que Romero Rodrigues, está disposto a fazer uma composição política com o governador Ricardo Coutinho, dentro de um PROJETO, que faça a Paraíba avançar ainda mais.

O fato, é que o prefeito de Campina, Romero Rodrigues, está realmente muito animado com suas ANDANÇAS pelo estado a fora, e a cada dia que passa, seu nome começa a se viabilizar perante à opinião pública paraibana, em virtude da sua simplicidade, coragem, boa gestão, boas conversas, sinceridade, e acima de tudo, MUITO CARISMA! Por isso, o nome de Romero, começa a se consolidar e poderá ser o grande fato novo para 2018, tanto para governador, quanto para senador, portanto, não brinquem com o "mago" da Rainha da Borborema, Romero Rodrigues. ADELANTE!

A chapa da oposição para 2018 - Rui Galdino Filho



 A CHAPA DA OPOSIÇÃO PARA 2018!

 Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Os bastidores da política paraibana está pegando fogo, todos os dias tem novidades e o moído continua grande! Ontem, estava em casa descansando e lendo um livro, quando entre alguns telefonemas, um me surpreendeu: era, um importante membro do grupo oposicionista, que me pediu reservas do seu nome, e me comunicou alguns fatos.

Alguma coisa do que ele me disse, eu já sabia, porém, uma informação me surpreendeu, e aja moído, ou seja, segundo ele, existe a possibilidade real, do PDT do grupo FELICIANO, aderir à oposição, a partir de maio do próximo ano. Será que isso vai acontecer mesmo? Bom, pessoalmente, eu não acredito, pois, conheço bem o casal Damião e Lígia, e tenho quase certeza que vão continuar juntos com o governador Ricardo, inclusive, poderemos ter novidades em abril de 2014 ( isso, será um assunto para outro artigo, que será publicado na próxima quarta-feira ).

Todos sabem, e eu já escrevi sobre isso algumas vezes, que sou admirador e eleitor de dois grandes gestores na Paraíba ( Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo ), cada um com o seu estilo, com seu modos operandi e dentro dos seus respectivos quadrados. Gostaria de vê-los juntos em 2018, unidos politicamente, porém, pelo andar da carruagem, lamentavelmente, esta possibilidade está ficando cada vez mais distante, a não ser, que apareça um grande fato novo e tudo mudará!

Mas, o que tem de novidade mesmo dentro das oposições, é o seguinte: 1º) Os principais partidos PSD, PSDB e PP, estão em plena sintonia. O PMDB, ainda é dúvida, pois, tanto poderá ficar na oposição, como, poderá ir para o governo, aliás, atualmente, não sabemos se o PMDB, é carne ou peixe? O senador Maranhão, já deixou bem claro, que ficará com quem prestigiar mais o partido e ponto final.

2º) O grande jornalista Gutemberg Cardoso, foi muito feliz, quando comentou que nas composições para 2018, cada partido, só vai figurar com apenas UM candidato nas chapas majoritárias, ou seja, NINGUÉM, vai indicar mais de um candidato, a não ser que siga em faixa própria. E o caminho é realmente por aí… NINGUÉM, vai ter o privilégio de indicar DOIS nomes para a composição na majoritária, NINGUÉM.

3º) E assim sendo, dentro da oposição, é preciso entender, que tem um partido chamado Partido Progressista – PP, onde muitos estão desprezando, mas que tem muita força e também muita articulação. É o partido do deputado federal, Aguinaldinho, da deputada estadual, Daniela Ribeiro e do vice-prefeito de Campina Grande, pai dos dois, o grande, Enivaldo Ribeiro. Não brinquem com o PP, pois, tem votos, dinheiro, prestígio e também muitos serviços prestados às suas bases pelo estado a fora. Então, com certeza, o PP, também vai querer uma vaga na majoritária, seja indicando o vice-governador, ou até mesmo, um senador.

4º) O PSDB, vai também figurar na majoritária da oposição, com um candidato, e a tendência, é com uma das vagas para senador, que seria a do senador Cássio Cunha Lima.

5º) E o PSD? Também, vai figurar com uma vaga na majoritária e sabe qual? A de governador. Não se enganem, o prefeito Luciano Cartaxo, está pronto para o desafio, doido para entrar em campo, pois sabe, que seu momento é agora ou nunca! Cartaxo, é candidatíssimo ao governo do estado, SIM SENHOR!!

6º) E o PMDB? Como disse anteriormente, o PMDB, ainda não se identificou se é carne ou peixe, porém, uma coisa é certa, terá Raimundo Lira, como candidato à reeleição para o Senado, seja na oposição ou na situação. A não ser que Lira, saia do PMDB e procure um outro caminho, pois, o senador Lira, apoia o governo estadual e já disse que quer ficar ao lado do governador Ricardo. No entanto, seja para onde for, o PMDB, só vai com UMA VAGA na majoritária, e essa vaga é de Raimundo Lira.

Então meus caros leitores, dentro da oposição a preço de hoje, prevejo a seguinte chapa: Para Governador: Luciano Cartaxo – PSD; para Vice-Governadora: Daniela Ribeiro – PP; e para Senadores: Cássio Cunha Lima – PSDB e Raimundo Lira – PMDB, porém, se o PMDB, ficar no governo, a segunda vaga para o Senado, dentro das oposições, deverá vir do PTB, que hoje é governo, e quer a vaga de Senador, para Wilson Santiago, o pai.

Vamos acompanhar o jogo de xadrez, cujas peças já estão em plena movimentação no tabuleiro político das oposições. Com relação ao tabuleiro político da situação, é assunto para outro artigo em breve. Na próxima quarta-feira, trarei um novo assunto, que poderá MUDAR ainda mais os fatos políticos da Paraíba. O moído continua grande. AGUARDEM!

O Brasil precisa de ORDEM e PROGRESSO! - Rui Galdino Filho



Rui Galdino, é advogado, jornalista, empresário e apresentador do programa CONVERSANDO COM RUI GALDINO, na TV MASTER.

Contato: ruigaldino@hotmail.com

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Dizem, que a política é muito dinâmica e também surpreendente, no entanto, esse dinamismo e fatores surpresas, na verdade, não são bons para a democracia e para os bons costumes, pois, “dinamismo” em atividade política, soa como “negociatas”, e “fator surpresa”, soa como “jogo de interesses”.

Na minha modesta opinião, a atividade política, deveria ser coerente e ter lado definido. Isso sim! Ou seja, oposição, ser oposição de verdade, e governo, ser governo de verdade. Esse meio termo, em que se confundem gato por lebre, não é bom para a atividade política, e deveria ser repudiado de maneira veemente nas urnas, por ocasião das eleições.

Não podemos confundir democracia com dinamismo político. Democracia, é permitir e saber respeitar às opiniões em contrário, é ter lado definido e lutar por ele, é ser coerente em suas idéias e posições, é estimular e permitir que o povo se manifeste livremente, etc, etc, etc. Esse tal de “dinamismo político”, soa como safadeza, negociatas, jogos de interesses espúrios, baderna e profunda incoerência de pensamentos e ações, etc, etc, etc.

É por isso, que o nosso Brasil está em apuros! O tal “dinamismo político”, tem estraçalhado a nossa economia, e como consequência primeira, tem afetado em cheio o nosso futuro, ou seja, vem estuprando a muito tempo a esperança de um povo bom, trabalhador, ordeiro, cristão, hospitaleiro e alegre, que é o sofrido e amado POVO BRASILEIRO.

É preciso não confundir democracia com baderna. É preciso entender, que num país democrático, o fazer justiça, vem das pessoas que tem competência para tal, e não do povo. O povo pode e deve mudar a realidade de um país democrático, através do voto, mas dizer, que fulano ou sicrano, que esteja respondendo a algum processo administrativo ou judicial, é inocente ou culpado, só quem pode fazer isso, é quem tem competência para tal.

Justiça Divina, é outra coisa, e é a mais eficiente, correta e justa. E se observarmos bem, Deus, tem agido no Brasil e no mundo, conforme a Sua vontade e o Seu tempo. Não é bom, misturarmos justiça com política, principalmente, nessa fase em que o nosso Brasil atravessa. Que os culpados, sejam realmente punidos e que os inocentes, sejam realmente absolvidos.

Criticar o Poder Judiciário, em virtude de decisões que não lhe agradem, e querer transformar tudo em discurso político como válvula de escape, e isso não é correto e sim, um desrespeito à nossa ainda jovem democracia. Contra decisões judiciais, cabem recursos para as instâncias superiores e não ataques e politicagem visando outros interesses, aquilo, que chamo, “dinamismo político”.

O nosso Brasil, está precisando fazer valer, aquilo que está escrito em nossa bandeira nacional: ORDEM e PROGRESSO. Isso sim! O Brasil precisa urgentemente de ORDEM e PROGRESSO, pois, ultimamente, só temos visto, desordem, bagunça, falta de autoridade, baderna, roubo do dinheiro público, safadezas, corrupção generalizada, políticos cínicos e caras de pau, partidos políticos meramente mercantilistas, vagabundos ganhando dinheiro público fácil,etc, etc, etc…

Até quando, bandidos do colarinho branco vão continuar nos governando? Até quando, bandidos outros, vão continuar cometendo crimes e dando ordens de dentro dos presídios? Até quando, flanelinhas vão continuar mandando e ameaçando as pessoas nas ruas e nos estacionamentos públicos? Até quando, o cidadão e a cidadã de bem, vão continuar sem poder usar armas e trancafiados dentro de suas casas?

Nesse país, chamado BRASIL, está tudo errado, TUDO! É preciso, que alguém faça alguma coisa urgentemente. O país está sangrando na UTI e o doente não pode esperar muito. Aliás, esperar o que e para que? CHEGA! Falta tudo no Brasil, por que o dinheiro público está sendo roubado e espoliado por quem deveria cuidar com zelo e responsabilidade.

CHEGA, esperar o quê? Cumprir a Constituição dessa forma, onde a própria Constituição, não está sendo cumprida? É aquela história, para os amigos, as benesses, e para os inimigos, a lei! É assim mesmo? Não, não podemos continuar assim, o Brasil está sangrando na UTI, por isso, precisamos antes de qualquer coisa, ELEIÇÕES DIRETAS JÁ, para que possamos retomar a ORDEM e o PROGRESSO e tirar o nosso querido Brasil da UTI e começar um novo tratamento para o nosso pais e o nosso povo.

VIVA UM NOVO BRASIL!

Wilson Braga, 86 anos, a legenda viva da política paraibana! - Por Rui Galdino Filho



 

( advogado e jornalista )

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Ontem, antes de iniciar mais um dia de minha jornada de trabalho, fui logo cedo, fazer uma visita ao meu amigo e admirado político paraibano, o ex-governador Wilson Leite Braga. Cheguei no seu apartamento por volta das 08h00 da manhã, e fui lhe dar os parabéns de aniversário, pelos seus 86 anos de vida.

Trabalhei e convivi com Braga, por mais de 20 anos, num relacionamento de muito respeito, harmonia e confiança. Ele, político, eu, assessor. Enfrentamos juntos vários desafios, inúmeras vitórias e algumas derrotas, momentos tristes e alegres, situações de alta e de baixa, enfim, ainda hoje, uma grande aventura, uma bonita amizade.

Sou suspeito para falar de Wilson Braga, porém, na data de ontem, 17 de julho de 2017, o velho e querido, Dr. Wilson, como carinhosamente, sempre lhe chamei e lhe chamo, completou 86 anos de vida, ao lado de outra guerreira política e honrada mulher, Lúcia Braga. Considero Wilson Braga, um dos maiores líderes político e benfeitor da Paraíba e de seu povo, verdadeira legenda viva da política paraibana.

Sertanejo da cidade de Conceição-PB, nascido no dia 18 de julho de 1931, Braga, foi um dos fundadores e residentes da Casa do Estudante em João Pessoa, formou-se em Direito, e exerceu vários mandatos durante toda sua vida pública: vereador, deputado estadual, deputado federal, governador, prefeito de João Pessoa, só não conseguiu se eleger senador, porém, bateu na trave duas vezes, e a bola não entrou!

A carreira política de Braga começou em 1954, quando foi eleito deputado estadual. Passou por várias agremiações partidárias como PSB, ARENA, PDT, PDS, PFL, PSDB, PMDB e PSD. Terminou sua carreira política em 2014, como deputado estadual pelo PMDB, apoiando o atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Braga, foi o governador responsável pelo maior projeto hídrico do estado, denominado PROJETO CANAÃ. Construiu milhares de casas e conjuntos habitacionais por toda Paraíba. Foi o governador, que mais prestigiou o funcionalismo público do estado e também, o político que deu mais emprego e trabalho a muita gente por toda Paraíba. Ainda hoje, tem muita gente que vive muito bem, graças aos empregos e as ajudas de Wilson Braga.

Pena, que muitos esqueceram e abandonaram Braga, tanto na política, quanto na amizade. E ele, sente muito isso ainda hoje. Mas, é como ele me diz, “ É a vida Rui”! Hoje, com 86 anos de muita luta e histórias, apesar de alguns problemas de saúde e também na visão, Wilson Braga, continua firme, forte e feliz ao lado da família, de alguns funcionários antigos, como seu motorista, FRADE e alguns amigos.

Ontem, no restaurante Nau, em Manaíra, na capital paraibana, Braga, comemorou seu aniversário ao lado da família ( Dona Lúcia e sua filha Mariana ), de funcionários e de amigos, entre eles podemos citar: Osvaldo Duda, Newton Soares, Plínio Leite Fontes, Zé Braga, Pereirinha, José Maranhão, Evaldo Gonçalves, Manoel Raposo, Walter Braga, Vani Braga, Assis Camelo, Pedro Adelson, Maurício Leite, Manoel Gaudêncio, Otávio, Napoleão, Euclides Dias de Sá, João Costa, Inácio Gouveia, Zé Gomes, Sérgio Teixeira, eu e o padre Albeni.

Foi um dia muito especial e feliz para Dr. Wilson, ele realmente merece. Em determinado momento, entre telefonemas, fotos, contos e causas, Braga, pegou no meu braço e disse: “ Ô Rui, todo mundo me desejando muitos anos de vida, será que esse povo todo quer mesmo que eu vire lajedo”? KKKKK... Braga, sempre foi irreverente, amigo, simples, humilde e como bom sertanejo, sempre soube valorizar e gostar das pessoas, independente da sua classe social.

Na verdade, Dr. Wilson, chega aos 86 anos, gostando do povo e admirado por muitos! Atravessou a Ditadura e os governos Civis, porém, nunca foi arbitrário e arrogante. Sempre manteve e mantém um gostar respeitoso pelo próximo, principalmente, pelos mais humildes e ainda hoje, se preocupa com o futuro da Paraíba e do Brasil.

VIVA WILSON BRAGA!

ELEIÇÕES/2018: PEDRO, A 5ª VIA QUE PODERÁ SER A PRIMEIRA! POR RUI GALDINO FILHO



( advogado e jornalista )

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A política é realmente muito dinâmica, e em virtude deste dinamismo, acontecem vários fatos no dia a dia e também muitas especulações. O moído é grande, muitos blefam e ninguém se entende. E o povo, fica acompanhando e assistindo tudo de camarote, esperando a próxima eleição chegar. Mas, depois de tudo que o Brasil vem passando, será que os eleitores vão continuar votando nessa gente toda que aí está?

Pois bem, 2018 se aproxima e as articulações políticas já estão em pleno vapor! Aqui na Paraíba, a OPOSIÇÃO, tem feito um esforço muito grande, para tentar se manter unida. E não só isso, a oposição, está querendo demonstrar para a opinião pública, que está realmente unida e que vão marchar juntos até a próxima eleição. Isso mesmo, não basta apenas estarem unidos, tem que demonstrar de maneira concreta esta tal união.

Mas, como demonstrar isso para o povo, se dentro da oposição, já tem 04 pré-candidatos ao governo do estado? Aliás, agora tem 5, ou seja, apareceu mais um. Quem? O jovem e atuante deputado federal, Pedro Cunha Lima. Pode? Pode sim, por que não? Além dos senadores Cássio (PSDB) e Maranhão ( PMDB) e dos prefeitos Cartaxo ( PSD ) e Romero ( PSDB), que dizem nos bastidores que são pré-candidatos a governador, agora, apareceu mais um, ou seja, a 5ª via dentro da oposição: Pedro Cunha Lima ( PSDB).

Mas, será que esta história de Pedro, como 5ª via, dentro da oposição, tem fundamento mesmo? Não sei! O que sei, é que existe burburinhos dentro da oposição, querendo trazer o jovem Pedro, à tona. Isso, sim. O deputado federal, Pedro Cunha Lima,começa a surgir como mais uma opção, entre os demais, dentro da oposição. Já pensou? Então, como unir esse povo todo desse jeito? Finalmente, o que está por trás de tudo isso?

Na verdade, o jovem deputado Pedro, filho do senador Cássio, tem luz própria, pois, herdou a veia poética de seu saudoso avô paterno, Ronaldo Cunha Lima, bem como o seu carisma político. Pedro, é um jovem político inteligente, estudioso e promissor. Além disso, mesmo sendo filho de Cássio, tem se comportado perante o Congresso Nacional, de maneira diferente e até discordando de seu pai em muitas coisas, por isso, Pedro, é diferente e tem brilho próprio.

Pedro, tem luz e brilho próprios. E indubitavelmente, poderá ser a verdadeira opção da oposição, ou das oposições, afinal, são várias: A oposição de Maranhão, a oposição de Cartaxo, a oposição de Romero, a oposição de Cássio, que agora, se confunde em tese, com a oposição de Pedro Cunha Lima, o filho de Cássio e Silvia. Não brinquem, pois, Pedro, poderá ser o grande fato novo, dentro das oposições, a partir de agora. Será, que vamos reviver em breve, tempos pretéritos, onde se dizia nos quatros cantos do estado: ” O homem é Pedro”!

Pedro, em tese, aparece agora no cenário, como a 5ª via das oposições, aliás, a 4ª via, pois, se assim for, ficará no lugar do pai. E da 5ª via, passando logo para a 4ª via, não demorará muito para assumir o pódio, ou seja, a verdadeira 1ª via das oposições. Essa, será a grande novidade das oposições daqui prá frente: o jovem deputado federal, Pedro Cunha Lima, 30 aninhos de idade, deputado federal mais votado do estado em 2014, com cerca de 180 mil votos, Pedro, pelo que me disseram, está se preparando para mais um desafio, ou seja, ser o candidato das oposições ao governo do estado em 2018.

Enfim, chegou o Novo! Por Rui Galdino Filho



 Enfim, chegou o Novo!

Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )


Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Tem muita gente, com interesses diversos, que criticam a quantidade de partidos políticos que o nosso país tem. Porém, para uma democracia mais desenvolvida e plena, quanto mais partidos, melhor. O grande problema, é que os partidos políticos no Brasil, apesar de terem seus programas e estatutos, são quase todos iguais nos seus objetivos e atuações.

Partido político no Brasil, se transformou numa espécie de empresa privada, com dono, CNPJ e objetivos que visam lucros financeiros e vantagens governamentais. Nenhum partido traz algo de novo, diferente e um modelo alternativo para o nosso país. Assim como a maioria dos nossos políticos, os partidos políticos no Brasil, são todos farinha do mesmo saco, ou seja, agem com os mesmos modos operandi. Infelizmente, nada de diferente, até então!

Mas, chegou o PARTIDO NOVO! Espero e desejo que este novo partido, seja realmente um Partido Novo. E para ser NOVO, é preciso ser diferente, confiável e também agir de maneira diferente, para que possa permanecer NOVO o tempo todo. Não basta ser novo apenas na idade. Tem que ser novo em tudo. Por exemplo, tem que ter um programa e um estatuto, que não seja uma cópia dos demais partidos que estão por aí.


O Partido Novo, não basta ser apenas novo, tem que ser diferente, e não permitir filiações de políticos atuais e profissionais, caso contrário, será contaminado com as mesmas práticas espúrias que já conhecemos. Além disso, tem que desenvolver uma campanha em busca de filiados, que se dizem não gostar da política, mostrando para essas pessoas, que o problema não está na política e sim, nos políticos. Um partido que pretenda ser diferente, não pode permitir a participação de filiados ficha suja ou envolvidos em algum tipo de coisa errada.


O novo, não precisa se preocupar com a quantidade de filiados e sim, com a qualidade de seus membros. Deve repudiar e não aceitar a famigerada verba proveniente do fundo partidário, ou seja, dos cofres público da nação. Verba essa, que nutre e alimenta a grande maioria dos partidos políticos no Brasil. Deve inclusive, fazer um movimento e uma campanha para acabar com este vergonhoso fundo partidário, pois, partido político que se preze, deve se desenvolver com a contribuição dos seus filiados.

O verdadeiro filiado, é aquele que tem amor e dedicação pela causa partidária. É aquele que contribui e investe no seu partido como uma bandeira de luta e um meio de transformar a sociedade e realidade em que vivemos, para melhor. O verdadeiro partido político NOVO, tem que ter sua ideologia e lutar por aquilo que acredita. Por isso, não pode ter qualquer filiado em seus quadros.


Finalmente, o partido político que realmente desejar ser novo e diferente, não pode se submeter e ser sub legenda de nenhum outro partido, ou seja, não pode ser legenda de aluguel de seu ninguém. Independente de ter muito ou pouca estrutura, o verdadeiro partido político, tem que figurar e participar sempre com candidaturas majoritárias e proporcionais em toda eleição, pois, partido político que não lança candidatos, é como time de futebol sem torcida, para nada serve a sua existência.


Espero que o novo partido, denominado Partido Novo, realmente se apresente para o Brasil de maneira diferente. E não precisa ser especial, basta fazer a coisa certa e lutar por um Brasil melhor, mais justo, mais solidário, sem corrupção e safadeza. E se um dia chegar ao poder, que não se empolgue e tenha a consciência de que o poder não é eterno, porém, enquanto tiver no poder, use o poder para fazer as verdadeiras transformações, reformas e mudanças que o povo brasileiro tanto almeja.

Tenho pena e tristeza, quando vejo tanta gente e partidos chegarem ao poder e nada ou quase nada fazerem em benefício do povo. Usam o poder para se locupletarem em benefício próprio e de grupos. Usam o poder como meio de vida para fazer patrimônio e arrecadar dinheiro para futuras campanhas eleitorais, etc. Que tristeza! É por isso, que o nosso país está mergulhado nesse mar de lama.

O Brasil precisa cortar pela metade sua máquina pública, pois, é cara, ineficiente , burocrática e corrupta. O Estado brasileiro para funcionar melhor, precisa diminuir o seu tamanho e intervir menos na economia. Políticas sociais eleitoreiras e que visam um projeto de poder e não de governo, precisam ser revistas e aperfeiçoadas, etc, etc, etc.

Que o Partido Novo, não tenha medo de mostrar sua cara, diga a que veio, seja diferente, seja audacioso, republicano, criativo e honesto em suas atitudes e objetivos. Que em 2018, o Partido Novo, lance candidato à presidência da república, à governadores de estados, à deputados estaduais, federais e senadores. Diga ao povo brasileiro e paraibano, que o Partido Novo, veio para lutar por um Brasil novo, pois, apesar de tudo, ainda existem pessoas de bem e honestas em nosso país. Esse é o caminho…


Viva o Partido Novo!

Raimundo Lira, o bom trigo no meio de tanto joio ! Por Rui Galdino Filho



 ( advogado e jornalista )

  Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Quando existe uma crise, seja em qual for o setor e a ocasião, se faz necessário, ações e pessoas diferentes, à frente dessa crise, para que possamos ou pelo menos ter a esperança de sair da crise. Toda crise, requer uma solução o mais rápido possível, caso contrário, a tendência é a crise piorar ainda mais.

Pois bem. A crise política atual que o nosso país vem passando, é sem dúvida muito grave, pois, dela, deriva outras crises, tais como: crise econômica, crise financeira, crise de estabilização, crise de confiança, crise moral, crise ética, crise de governo em busca de um rumo, etc, etc, etc …

O PMDB, maior partido político do Brasil, de tradicional história de bandeiras de lutas, também tem sua crise atual, tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado Federal. Além disso, tem outro fato importantíssimo, ou seja, é também, o partido de Sua Excelência, o presidente Michel Temer, cujo governo, está atravessando forte crise em todos os setores.

E é exatamente nesse quadro conturbado e de crise generalizada, tanto no partido, quanto no governo, que o senador paraibano Raimundo Lira, em virtude da renúncia do famoso e trapalhão, Renan Calheiros, é eleito de maneira unânime e por aclamação geral de todos os seus pares, como o NOVO LÍDER DO PMDB, no Senado Federal. E Lira, foi unanimidade, por que é um cidadão probo, direito, trabalhador, ficha limpa e respeitado por todos.

Claro, que além da coragem e determinação de Raimundo Lira, em aceitar tamanho desafio, é também motivo de ORGULHO para a Paraíba e todos os paraibanos, essa nova missão do senador Lira, pois, Lira, é um empresário bem sucedido, independente, não precisa da política para sobreviver, portanto, ao contrário da grande maioria, não é um político profissional, por isso e por muito mais, Lira, é uma espécie de TRIGO BOM, no meio de todo esse JÔIO, que tem envergonhado o Brasil e o mundo.

Ao assumir a Liderança do PMDB no Senado, o paraibano Raimundo Lira, assume tal posto, de cabeça erguida e bastante respeitado por todos, inclusive, por todos os demais partidos tanto do governo, quanto da oposição, na Câmara e no Senado. Lira, é realmente diferente, pois, é simplesmente o que todos deveriam ser: HONESTO e NÃO CORRUPTO!

Além de sua imensa capacidade de gestão, o senador Lira, também é bastante conciliador, sabe transitar entre os que pensam e agem de maneira diferente, e sem dúvida, deverá fazer um grande trabalho como novo Líder do PMDB no Senado, tanto em benefício do partido, quanto em benefício do governo e também do nosso querido Brasil.

Repito, é motivo de ORGULHO para todos nós paraibanos, a presença de Lira, no Senado, como também, a partir de agora, na Liderança do PMDB, perante o Senado Federal. Desejo que o nosso senador Raimundo Lira, possa fazer um grande trabalho nesse novo desafio e que também possa continuar ajudando cada vez mais a Paraíba, o Brasil e seu povo.


VIVA O SENADOR LIRA!

Maranhão, poderá ser o candidato a governador de Ricardo Coutinho. - Rui Galdino Filho



 ( advogado e jornalista )

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A política, é realmente muito dinâmica e surpreendente, e aqui na Paraíba, a coisa é muito mais do que se possa imaginar! Meu velho e querido pai, o juiz aposentado, Rui Galdino, peemedebista juramentado, sempre me disse, que o que estar para acontecer, tem muita força, pois, quando está escrito nas estrelas, não tem quem apague, só Deus!

Pois bem. Desde que as chamadas “forças de oposição”, se uniram para derrotar, a candidata do governador, Cida Ramos, à prefeitura de João Pessoa, em 2016, e derrotaram, eu NUNCA acreditei, que tais forças opositoras, por vários motivos, continuassem juntas em sua totalidade, visando as eleições de 2018. E digo mais, acho que o prefeito Cartaxo, não precisava de tamanho arco de alianças, para ser reeleito.

Mas, tudo isso são águas passadas. Agora, TODOS estão de olho, no que estar para acontecer com as próximas ÁGUAS, que já vem correndo rio abaixo e em breve inundará a campanha do próximo ano. A princípio, eu imaginava e torcia, para ver uma união política, entre os Cartaxos e o governador, visando 2018, e com isso, achava que a defecção nas oposições seriam os irmãos CARTAXOS.

Porém, depois do ENCONTRÃO recente, no São João de Campina Grande, entre os Cartaxos, Romero, Cássio, Rômulo e Manoel Júnior, e tudo isso, sob as bênçãos, do ainda ministro, Gilberto Kassab, que não tem 1 VOTO na PB, sinceramente, eu comecei a perder a esperança de ver os Cartaxos e o governador, juntos em 2018. Tudo bem, fazer o quê? A política é assim mesmo e seja o que Deus quiser!

Mas, o grande fato, apesar do convite ter sido feito e reiterado várias vezes, foi a AUSÊNCIA, do senador José Maranhão, no chamado ENCONTRÃO DAS OPOSIÇÕES, em Campina Grande. Isso mesmo. Até o senador Cássio, LAMENTOU a ausência “justificada” de Maranhão! E o lamento de Cássio, é sintomático, e até desesperador em tese, pois, Cássio, conhece muito bem o modos operandi do senador José Maranhão, em fazer política, e como conhece!

Está escrito nas estrelas, que ALGUÉM, vai sair do grupo das oposições e se aliar ao governo do estado. Isso, sim, está escrito. Mas, quem será esse ALGUÉM? Por eliminação, não acredito mais nos Cartaxos. Romero, Cássio e Rômulo, é carta fora do baralho, pois, o governo não quer! Manoel Júnior, nem pensar! Então, sobrou exatamente, o AUSENTE ao ENCONTRÃO, nada mais, nada menos, do que JOSÉ MARANHÃO!!!!

Puxa vida, será que o nome do senador José Maranhão, está escrito nas estrelas? Se tiver, como diz meu velho pai, não tem quem segure, e indubitavelmente, poderá ser mais uma vez, governador do estado, com o apoio do governador Ricardo Coutinho. Isso mesmo, por que não? E Maranhão, foi um grande governador, é ficha limpa, é osso duro de roer, ficou conhecido como O MESTRE DE OBRAS, e com o apoio do governador Ricardo, sem dúvida, será governador mais uma vez!

O senador Maranhão, é manhoso e raposa velha, sabe o que faz, se faltou ao ENCONTRÃO DAS OPOSIÇÕES, é por que já estar entendendo que dentro das oposições não lhe cabe, e ele já sabe o tamanho que tem. Não foi à toa, que Maranhão, faltou ao ENCONTRÃO! Além disso, o senador Raimundo Lira, que também é do PMDB, já estar ao lado do governador a muito tempo.

Ricardo, é Ricardo, por isso, é diferente! - Por Rui Galdino Filho



 Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. O ex-deputado Manoel Gaudêncio, pai do meu amigo Delano, uma certa vez disse que “a política é muito dinâmica”. E é mesmo, porém, aqui na Paraíba, além de “muito dinâmica”, a política, também É SURPREENDENTE, e assim sendo, O MOÍDO, é muito grande, pois, todo dia, tem fatos novos e quando não tem, se inventam!

Eu tenho dito em meus artigos, que o estado da Paraíba, é um ANTES e outro DEPOIS, das gestões do governador Ricardo Coutinho, ou seja, Ricardo, tem mudado a maneira de se fazer política e também, com o orçamento democrático e seu projeto de governo, Ricardo, melhorou e tem desenvolvido o nosso estado cada vez mais.

Na verdade, ache ruim quem achar, a Paraíba é outra bem melhor, depois de Ricardo Coutinho, e continua crescendo e avançando bastante a cada dia de sua gestão. Até os adversários do governador, reconhecem os avanços da Paraíba, no entanto, alguns “espíritos de porco”, talvez com inveja e desespero, andam procurando chifre em cabeça de cavalo, e até, pasmem, adentrando em questões pessoais do governador.

Desde quando foi prefeito da capital, Ricardo, mudou a cara de João Pessoa para melhor e fez a nossa cidade também avançar bastante. Quem não sabe disso? Não apenas o estado, mas a capital do nosso estado, MELHORARAM MUITO, depois de Ricardo Coutinho. O fato, é que João Pessoa e a Paraíba, são outras BEM MELHORES, depois das gestões de Ricardo.

Assim como eu tenho dito, que João Pessoa e Paraíba, são outras bem melhores depois de Ricardo Coutinho, eu também, tenho dito que o governador Ricardo e o prefeito Luciano Cartaxo, vão ficar nos seus respectivos governos até o fim. Ricardo, inclusive, já anunciou o seu FICO, para o casal FELICIANO, falta apenas comunicar ao povo paraibano em breve, a sua decisão.

Luciano Cartaxo, outro grande gestor, por vários motivos, também vai ficar na prefeitura até o final do seu mandato. E em breve, vai anunciar o seu FICO. Espero e desejo que Ricardo e Luciano, possam estarem juntos em 2018 e que alguns assessores “fofa bostas”, que só pensam em si, deixem de prejudicar o meio de campo, com intrigas, conversa mole e disse me disse.

Ricardo Coutinho, por não ser um político profissional e também por vários outros motivos, ficará no governo até o fim, vai fazer o seu sucessor e ajudar a eleger os dois senadores da sua coligação partidária no próximo ano. Depois, vai descansar um pouco, recarregar as energias, voltar para a prefeitura da capital e ser governador da Paraíba, mais uma vez. Não brinquem, pois, Ricardo, é Ricardo, por isso, ele é diferente. Anotem!

ADELANTE!

2018: Ricardo, LÁ e Lígia, CÁ! - Rui Galdino Filho



Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )
João Pessoa-PB, 30/05/2017

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Caminhamos para o ano de 2018, porém, politicamente falando, aqui na Paraíba, 2018, começou desde o resultado das urnas de 2016. Isso mesmo! Após o resultado final das eleições municipais de 2016, principalmente nas maiores cidades do nosso estado, que reuniões, andanças, notícias, especulações e moídos, tem sido uma constante visando o pleito do próximo ano.

No entanto, voltando um pouquinho mais no tempo, ao final da campanha e eleição estadual de 2014, onde o governador Ricardo Coutinho ( PSB ), foi reeleito e teve como companheira de chapa, a vice-governadora, Lígia Feliciano ( PDT ), que eu escrevi um artigo, ainda no mês de dezembro de 2014, lançando o nosso governador Ricardo, À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA em 2018, inclusive, com o seguinte slogan: “ Por um Brasil decente, Ricardo, presidente”!

Esse artigo, lançando o nosso governador à presidência da república, gerou muita polêmica e inúmeras controvérsias. Muita gente contra e muita gente à favor. Até, fui chamado de bajulador por alguns. Tudo bem, sem problemas! Apenas, externei uma posição e visão que tive e tenho, a respeito de uma possível candidatura de um paraibano, que vem dando certo e que é um gestor focado, trabalhador, honesto e corajoso, e que se for eleito presidente da república, fará as verdadeiras, importantes e necessárias mudanças e reformas que o nosso país precisa urgentemente.

O governador paraibano Ricardo Coutinho, pode até ainda não ser conhecido nacionalmente, como muitos dizem por aí. Outros, falam que a Paraíba, é muito pequena para eleger um possível presidente da república. Tudo bem! A Paraíba, pode até ser pequena em seu território, porém, é grande e brava em sua alma e em sua gente. Ricardo, pode até ainda não ser conhecido nacionalmente, no entanto, no momento em que o seu partido lhe lançar como pré-candidato à presidência da república, logo, logo, todo o Brasil conhecerá melhor Ricardo Coutinho, e indubitavelmente, saberá de suas boas qualidades e de seu potencial para ser o próximo presidente da república.

Se assim for, Ricardo, deixará o governo do estado em abril do próximo ano, e partirá para um novo e audacioso desafio político-eleitoral a nível nacional, rumo à presidência da república. Claro, que nada é fácil, no entanto, se o PSB NACIONAL quiser, terá na pessoa do nosso governador, um importante e fortíssimo candidato. Bom para a Paraíba, bom para o Nordeste, bom para o Brasil. Assim como o nosso estado avançou e não pode mais retroagir, o Brasil, também precisa avançar e jamais retroagir. E Ricardo Coutinho, é o nome certo para representar este projeto também para o nosso país. Por que não?????

Afinal, a Paraíba também é Brasil. Os paraibanos, também são brasileiros. E hoje, o nosso país, precisa de um político diferente, um político não profissional, um político bom gestor, um político honesto, um político trabalhador e um político corajoso. Respeito as opiniões em contrário, mas acho que o nosso governador Ricardo Coutinho, representa tudo isso, e seria ou será um bom e forte candidato à presidência da república pelo PSB, ou até mesmo, por outro partido. Por que não??? Quando digo isso, muita gente fica furiosa de raiva e de inveja. Calma gente!! Vamos tirar as fendas dos olhos e observar melhor o que poderá ser bom para a nossa Paraíba e o nosso Brasil.

E assim sendo, quem deverá assumir os destinos da nossa querida, pequenina, amada e brava Paraíba, é a Dra. Lígia Feliciano ( PDT ), que com certeza, continuará o projeto do governador Ricardo, e fará também a sua parte em benefício da Paraíba. Ao contrário do que muitos dizem, Lígia, não romperá com Ricardo. Muito pelo contrário, Lígia Feliciano, será a candidata do projeto de Ricardo, à sua própria reeleição ao governo do estado e vencerá a eleição, SIM!

Gostaria muito, que todos os políticos da Paraíba estivessem juntos neste projeto para 2018. TODOS! Por que não??? Que Maranhão, Cartaxo, Cássio, Lira, Ricardo, Lígia, etc, reflitam e pensem melhor, que baixem as armas e se unam pela Paraíba e pelo Brasil. Porém, se não for possível, tenha a santa paciência e seja o que Deus e os eleitores quiserem para o próximo ano.
Porém, repito, que venha 2018, com Ricardo LÁ, e Lígia, CÁ!

ADELANTE!

Anotem esta data: 05 de junho de 2017! - Rui Galdino Filho



 Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )

João Pessoa – PB, 27/05/2017

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Não sou vidente e nem quero ser, aliás, não acredito em vidência de qualidade nenhuma! Porém, quando digo: “ Anotem esta data: 05 de junho de 2017”, é por que, pelo andar da carruagem em que se encontra o nosso país e o governo do presidente Michel Temer, que infelizmente, piora a cada dia, temos que torcer para que algo de bom e positivo, possa acontecer o quanto antes em nosso Brasil.

Pois bem. Meses atrás, escrevi um artigo dizendo que o presidente Temer, tinha tudo para fazer o governo da sua vida e se credenciar inclusive, para ser candidato à sua própria reeleição em 2018, com chances de vitória. O artigo, gerou muita polêmica e até me trouxe alguns dissabores. Tudo bem! No entanto, quando disse isso, é por que imaginava, na minha boa fé, que o nosso presidente, realmente, iria fazer um governo extraordinário e não apenas um governo de transição.

E Temer, até que tentou fazer algo de bom. O problema, é que ele se cercou de vários assessores, ministros e congressistas, considerados “fichas-sujas”, e envolvidos em denúncias disso e daquilo. É aquela velha história: “ diz-me com quem andas, que eu direi quem és”! Pois bem. Infelizmente, o nosso presidente Temer, que inicialmente, afirmou que iria nomear um quadro de assessores notáveis, terminou realmente, nomeando vários “NOTÁVEIS”, que ainda hoje, estão sendo notados por tudo que é de lugar.

Que pena! O presidente Michel Temer, mesmo assim, até que tentou fazer as mudanças e importantes reformas visando um futuro melhor para o nosso país, no entanto, não teve a devida credibilidade e apoio da maioria do povo brasileiro para tal, em virtude de seu TIME, que foi e ainda está muito mal escalado, ressalvadas algumas exceções. Faltou criatividade, sangue novo em sua gestão e pulso firme do nosso presidente, e com isso, ele perdeu o bonde da história e vai CAIR SIM!!!!

Até que se prove o contrário, continuo acreditando na honestidade e nas boas intenções do presidente Temer, porém, sei também, que não é mais possível ele continuar governando esta nação dessa maneira, sem a confiança do povo e num clima de total desarmonia com o país. É aquela história: “ Não basta ser honesto, tem que se parecer também honesto”! Eis a questão!

No próximo dia 06 de junho, uma terça-feira, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, com erros e acertos, vai continuar o julgamento que pede a cassação da chapa Dilma/Temer. O Brasil todo e parte do mundo, vão estar de olhos abertos nesse julgamento. Espero, que nenhum ministro peça mais vistas dos autos, e que o TSE, julgue finalmente a questão, seja condenando ou absolvendo.

Até lá, o nosso país, que já se encontra na UTI, vai continuar parado e sangrando. E Temer e seu governo, vão continuar se segurando no poder, na esperança de encontrarem uma luz no fim do túnel, pois o poder é muito bom e fascinante e ninguém quer entregar fácil. Temer, já disse que não renuncia e só sai se lhe tirarem! Pois bem. Será que o TSE vai tirar Temer, no próximo dia 06 de junho?

Não, não vai. Não vai, por que Michel Temer e sua equipe de “notáveis”, já estão se reunindo constantemente e diariamente, no sentido de encontrar uma saída honrosa para o nosso ainda presidente. E presidente legal! Sim,Temer, não é um presidente golpista como muitos dizem por aí. Isso não! Temer, é um presidente que assumiu o governo de forma constitucional, no lugar de Dilma, assim, como o saudoso Itamar Franco, assumiu no lugar de Collor. Lembram?

A diferença é que Itamar deu certo e Temer, infelizmente, não! Como disse antes, tinha tudo para dar certo e fazer o governo da sua vida, até quem sabe, tentar a sua reeleição em 2018, porém, perdeu o bonde da história. Por isso, acho que o nosso presidente Michel Temer, não vai esperar o julgamento do TSE, e assim sendo, deverá RENUNCIAR ao seu mandato no próximo dia 05 de junho, uma segunda-feira, que antecede o julgamento do TSE. Anotem!

Isso não é vidência, é apenas uma previsão, um pressentimento, de um paraibano e brasileiro, que deseja que o nosso país pare de sangrar e sai da UTI o mais rápido possível. E se assim for, que seja obedecida a nossa Constituição Federal de 1988, e que o Congresso Nacional, mesmo com toda a sua podridão, possa eleger um brasileiro ou brasileira decente, através da via indireta, para terminar a transição desse governo e tirar o país da UTI e colocá-lo na enfermaria, até que possamos ter um novo presidente(a) eleito de forma direta pelo povo brasileiro em 2018.

VIVA O BRASIL! ADELANTE!

PB/Eleições/2018: E se BUBA for convocado? Rui Galdino Filho



Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )
 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. As eleições de 2018 se aproximam e o moído continua grande nos bastidores da política paraibana, tanto do lado da oposição, quanto do lado da situação. O fato, é que no próximo ano, teremos uma campanha eleitoral atípica e que vai revelar grandes surpresas.

Dizem que na oposição, tem mais pré-candidatos a governador do que eleitores, até agora fala-se nos seguintes nomes: os senadores, Cássio Cunha Lima e José Maranhão, os prefeitos, Luciano Cartaxo, Romero Rodrigues e Zenóbio Toscano, e correndo por fora, Lucélio Cartaxo, Manoel Júnior, Rômulo Gouveia e Ruy Carneiro.

Por outro lado, na situação, fala-se nos nomes da vice-governadora, Lígia Feliciano, o super secretário, João Azevedo, os deputados, Gervásio Maia, Estela Bezerra e Veneziano Vital do Rego, o senador Raimundo Lira, etc. Gervásio, já disse que vai disputar um mandato de deputado federal e Lira, também disse que vai disputar a sua reeleição.

Mas, tem um outro nome dentro da situação, que poderá vir à tona a qualquer momento e ser o ungido do governador Ricardo, como o provável candidato do PSB, ao governo do estado em 2018: o deputado estadual, RUBENS GERMANO, carinhosamente conhecido como “BUBA”. Isso mesmo, anotem!!!

Por que BUBA????

1º) É filiado ao PSB e da extrema confiança do governador, Ricardo Coutinho.

2º) Foi um bom prefeito no município de Picuí-PB, por duas vezes, teve suas contas aprovadas, é ficha limpa e um grande municipalista.

3º) Foi presidente da Federação dos Municípios da Paraíba – FAMUP, por duas vezes, tem um extraordinário prestígio entre os antigos e novos prefeitos paraibano, e tem também, trânsito livre perante a Confederação Nacional dos Municípios.

4º) É um grande líder na região do cariri e curimataú do estado, ou seja, tem muitos votos por lá, e com isso, pode dividir ou redistribuir seus votos com vários outros candidatos a deputado.
5º) Hoje, tem o apoio de mais de 20 deputados estaduais, inclusive, deputados do PT, que não fazem restrições ao seu nome.

6º) É atualmente, Secretário Estadual da Articulação Municipal, e com isso, tem ajudado muito todos os municípios do estado, tendo também um bom relacionamento com todos os prefeitos e demais lideranças da Paraíba.
ETC …

Ou seja, BUBA GERMANO, é um nome leve, de prestígio, de bons relacionamentos, de boas conversas, não engana ninguém, é um cidadão simples, discreto, popular, trabalhador, atuante, honesto, ficha limpa, conhece bem a Paraíba, é do PSB, da confiança do governador e que sem dúvida nenhuma, está pronto para entrar em campo, encampar e defender o PROJETO que a Paraíba vive atualmente e que não pode RETROCEDER.

Anotem este nome: BUBA GERMANO!

Sidebar Menu