Porque hoje é sábado - Tião Lucena



 

Ainda dando o que falar aquele negócio da barração da presidente.Que diabos está acontecendo, que até os porteiros desconhecem Dilma? Terá sido por causa do regime?Claro, só pode ser isso.A mulher emagreceu demais e está passando incólume até dentro de casa. Daqui a pouco algum deputado metido a besta vai pedir pra ela servir um cafezinho, pensando que a presidente é a doméstica da granja do torto.
**
Ontem, no Bar do João, uma cena linda: o marido bêbado, a mulher bêbada, os dois bêbados e um rebocando o outro para casa. A vantagem é que, no acordar do dia seguinte, nenhum dos dois vai censurar o outro e não haverá aquele negócio de ressaca moral.
**
Será que os sem terra vão interditar estradas hoje? É bem capaz de sim, para desgosto e desespero de quem se atrever a pegar a rodovia em busca de algum lugar.
**
Tiro o chapéu para o prefeito de João Pessoa. A Praça da Independência ficou linda. E botaram os bancos, bancos de madeira, simpáticos bancos. Os jardins projetados por Sérgio Chaves ficaram um show.
**
A feira do Bairro dos Estados fede a esgoto. E o local mais fedorento é exatamente onde se vende carne. Dá um nojo da peste comprar a carne ali exposta, exatamente por causa da catinga de esgoto.
**
Pelos santos se beija os altares. Por isso voto em Carlos Frederico para a Presidência da OAB. Ele é apoiado por Odon Bezerra e Odon não apoiaria um cabra ruim.
**
Não vi os nomes de Miguezim Lucena, Paulo Mariano, Edmilson Lucena e Aldo Lopes de Araújo na relação dos princesenses ilustres que serão homenageados pela Rádio Princesa, dia 5 de setembro.
**
E eles são mais ilustres do que algumas mocréias que lá estão, na lista.
**
Celio Alves vai estar presente na convenção do PSB de Princesa, dia 4, nos salões da AABB.Ele, Edvaldo Rosas e um monte de celebridades do partido. Vai ser uma festa democrática, sem dúvidas.
**
Hoje eu comeria bode com cuscuz em Dona Irene, se fosse à feira da Torre, claro.Como não irei, deixo a tarefa, pesada tarefa, diga-se, para meu cumpade Paulo Mariano.
**
Alguém aí dá notícias de Cabo Lira?
**
E agora lá se vão meus abraços para Ovidio Lopes de Mendonça, Ortilo Antonio, Josinaldo Malaquinas, Varandas Filho, Levi Borges de Lima,Tavinho Santos, Otinaldo Lourenço de Arruda Melo, Silvio Carlos, Dorgival Barbosa, Assis Camelo, Assis Lopes, Arnaldo da Farmácia, Carlos Candeia, Glaucio Nóbrega, Walter Paiva, Chico de Edmundo, Dinalvo Carlos, Cicero de Ada,Tadeu Fonfon, Vavá Lima, Zé Augusto Longo da Silva, Juarez Lima e José Nominando.
**
Seu Ageu tinha fama de brabo em Santa Luzia. E todo mundo o temia. Menos Celso, que inventou de namorar a filha dele e, depois de um certo tempo, decidiu pedi-la em casamento. Para criar coragem, tomou duas garrafas de cana e, já calibrado, rumou para a casa do futuro sogro. Chegou, bateu na porta, entrou e foi logo pedindo:
-Seu Ageu, quero a buceta da sua filha em casamento.
Surpreendido com aquilo, Seu Ageu passou a mão nos olhos e balbuciou:
-Ôxente, e não é mais a mão não!?
O noivo, saltando num pé só, botou a mão acima do nariz e resmungou:
-É não, Seu Ageu, porque de punheta eu tô por aqui!

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



 

O ex-deputado Ruy Carneiro não profetiza bem, todo mundo sabe disso. No ano passado profetizou a eleição do senador Cássio e quem se elegeu foi Ricardo. Aliás, se não fosse por causa de Ruy e de Cicero Lucena, Cássio teria permanecido aliado a Ricardo, teria apoiado a reeleição de Ricardo e seria o candidato de Ricardo em 2018. Mas ele foi seduzido pelas profecias de Ruy e de Cicero, caiu na onda, rompeu com Ricardo, se candidatou a governador e sofreu a primeira grande derrota da sua vida.
**
Agora Ruy profetiza que Ricardo vai ser cassado pelo TRE. O profeta se antecipa, inclusive, aos juízes que vão analisar o processo de Ricardo. E nós, de longe, ficamos a matutar: se for profecia, o profeta é meio desacreditado, pois não acerta uma. Se não for profecia, então ele dá a entender que conhece antecipadamente a decisão de cada juiz, o que resulta numa ofensa aos probos magistrados da nossa Corte Eleitoral, que jamais antecipariam para uma fonte interessada no julgamento o que cada um vai decidir.
**
Ontem foi dia de festa em Sousa. A cidade aniversariou e se encheu de gente. Durante o dia, houve a inauguração da nova sede da Ciretran, com a presença do governador Ricardo Coutinho. No meio da tarde, outra festa para oficializara filiação de Fábio Tyrone ao PSB. E a noite, André Gadelha assumiu o comando da festa de rua, desfilando no palanque ao lado de Cássio Cunha Lima.
**
A estrada Manaíra/Vale do Piancó está quase pronta. De Manaíra para o Vale e vice versa ficou, como se diz lá em nós, um pulo. Nada de arrodear por Patos Espinharas mais para ir à região de Princesa, saindo do Piancó, como acontecia antigamente.
**
O colega Zé Duarte fazendo um levantamento dos velhos filmes e músicas que tocavam no Cine Santa Maria nos tempos de antigamente, em Princesa. Uma beleza de trabalho.
**
Isaias Francisco de Oliveira conhecido por Boi Lalá foi preso na cidade de ITABAIANA, acusado de roubar 2 reais e estuprar galinhas da vizinhança. Ainda não sabemos se há acusação contra Boi Lalá por estupro de vaca. Mas vamos liberar o rapaz. Porque em Itabaiana o que não falta é estuprador solto. E de gente.(Vavá da Luz).
**
Segundo coleguinha do blog “Juru em Destaque”, uma aranha, daquelas grandes, de nacionalidade brasileira, pode substituir, com sua picada, o nosso milagroso viagra. O danado é encontrar quem vai ter coragem de deixar a dita cuja ferroar o dito cujo.
**
Está começando os “Caminhos do Frio”.Bananeiras,lá vou eu!
**
E agora lá se vão meus abraços acochados para João Marcelino, João Estrela, Johnson Abrantes,Zé Alan, Fabio Tyrone,André Gadelha,Aldeone Abrantes,Dedé Veras, Mundinho de Nezinho, Eilzo Matos,Raimundo de Doca, Marivone e Maria Lucena Lopes, Chico Pinto, Antonio Malvino, Ruy e Levi Dantas,Junior e Maria dos Remédios, Fernando Perisse, Ademar Nonato, os Abrantes todos, Clarence Pires , Gilberto Sarmento e Inaldo Leitão.
**
O despachante Beto Montenegro procurou o otorrinolaringologista Dr. Sabino, em Cajazeiras, queixando-se de mouquice:
-Doutor, peido com toda a altura do mundo e nada escuto -, reclamou.
Doutor Sabino passou um remédio e Beto foi embora. Voltou 15 dias depois, eufórico:
-Doutor Sabino, a coisa melhorou muito. Posso dar até uma bufinha que o ruído chega fácil, fácil aos ouvidos. E deu uma para mostrar que estava falando a verdade.
Foi quando doutor Sabino, protegendo as fuças com um lenço perfumado, sugeriu:
-Agora nós temos que curar é a sua sinusite.

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



 

A greve dos professores, que nem bem havia começado, findou por decisão judicial. O desembargador João Alves decidiu pela ilegalidade do movimento e determinou que, caso o Sindicato da categoria insista na paralisação, pagará multa diária de 5 mil reais. Como o Sindicato não é besta e sabe que fazia greve política, acatou na hora a decisão, pois esse negócio de multa diária não é brincadeira não.
**
Com o fim da greve, acaba a preocupação do senador Cássio Cunha Lima com as criancinhas sem aula e as mães sem poder levar os filhos para as escolas, como ele chegou a dizer ontem em viagem pelas cidades sertanejas. Agora o senador pode se preocupar com coisas mais urgentes, como a seca, a falta d`água nos açudes e a insatisfação do povo de Campina Grande com o prefeito Romero Rodrigues.
**
A Associação dos Magistrados disse tudo na sua nota com relação ao que afirmou o desembargador Márcio Murilo sobre os honorários sucumbenciais dos advogados, motivo de nota ríspida da OAB contra o desembargador. Márcio Murilo, que é professor do curso de Direito, apenas teria manifestado uma opinião acadêmica sobre o novo Código de Processo Civil.
**
Notícias de chuvas no sertão. Em São José de Princesa já tem milho nascido e crescido. Mas o açude Jatobá II continua sem receber água e a ameaça de colapso no abastecimento é cada vez mais preocupante.
**
Dia 21 de junho, não esqueça, vá a Princesa participar do lançamento do livro de Paulo Mariano, “Princesa, antes e depois de 30”, um dos estudos mais completos e isentos sobre a história daquela que, sob o comando do indômito coronel Zé Pereira, tornou-se território livre e comandou uma guerra que culminou com a morte de João Pessoa.
**
Esse prefeito de Água Branca, Tarcisio Firmino, é muito ótimo demais. O cabra trabalha, conta tudo o que faz nas redes sociais e trabalha tão direitinho que a justiça passa por ele sem lhe incomodar. Agora mesmo, o TCE aprovou, por unanimidade, as suas contas referentes ao ano de 2013. Seus vizinhos bem que poderiam se espelhar no seu exemplo.
**
Vejo em Vavá da Luz, o mais encrenqueiro blogueiro da Paraíba, declarações do presidente do TCE sobre demissões de prestadores de serviço por perseguição política. Primeiro, prestador de serviço não é demitido, tem o contrato encerrado.Segundo, isso não é problema do TCE. Terceiro, quando era deputado, Artur não achava ruim quando seu primo governador trocava prestadores que não votaram nele por prestadores eleitores seus.
**
Está sobrando imóvel no mercado. Tem gente reduzindo o preço e facilitando as parcelas, mas nem assim o mercado anda. Foram com muita sede ao pote e o resultado está aí. Era previsto. Tony Show já anunciava essa possibilidade no seu programa há dois anos.
**
E agora lá se vão meus abraços para José Vieira Neto, Silvio Osias, Carmelo Reinaldo,Fernando Melo, Erialdo Pereira, Teócrito Leal, Julio Santana, Marcone Carneiro Cabral, Willis Leal, Aécio Diniz, Marcos Maivado Marinho, José Augusto Longo da Silva, Marcos Nogueira, Fernando Valaque, Chico Pinto, Jackson Bandeira, Gilson Souto Maior, Ivan Bezerra, Cardivando de Oliveira, Anacleto Reinaldo, Antonio Malvino, Petronio Souto,Murilo Sena, Afranio Bezerra,Lenilson Guedes,Linaldo Guedes,Eudes Moacir Toscano, Nakamura Black e Simorion Matos.
**
Em 2004, o popular Zeca Boca de Bacia candidatou-se a vereador e, ao encontrar Ronaldo Cunha Lima, anunciou:
-Poeta, sou candidato a vereador e quero contar com o senhor.
-Pois não, Zeca, o que é que ta faltando? -, indagou Ronaldo.
E Zeca:
-Eu quero seu apoio, poeta”.
Ronaldo entregou a bengala que usava para caminhar, avisando:
-Tá aqui o meu apoio, Zeca! Vá em frente!

Porque hoje é sábado - Tião Lucena,



Viajei a Minas, vim fazer aquela viagem que dona Cacilda sonha fazer faz anos.Quer e eu quero também conhecer o passado do nosso Brasil. Daqui a pouco rumaremos para Ouro Preto, vamos ver as coisas do Aleijadinho e reencontrar as passagens descritas nos livros de história que dona Maria Mandu nos mostrava com tanto zelo.
**
Claro que sinto inveja. Como bom Princesense,sinto.Quando menino, via minha cidade destilando história por todos os poros. Os casarões da Rua Grande contavam as coisas do seu passado, a igreja antiga, idem. Destruiram tudo. Dos casarões sobraram três, a igreja se foi, tudo caiu para surgir no lugar monstrengos mal ajambrados edificados por gente que não sente nada porque nada lhe foi ensinado.
**
A cidade de Belo Horizonte, descrita em prosa e verso pelo guia turístico como sendo um exemplo de coisa boa, está assim meio abandonada. Vi lixo nas ruas, vi faixas de protesto pregadas nas paredes, vi mendigos dormindo nas marquises, em suma, vi muita coisa que o guia escondeu, ou por vergonha ou por conveniência.
**
Comigo é assim, prestou eu digo,se não prestou, digo também.
**
A construção civil em João Pessoa em estado de alerta. Os prédios de apartamentos, construídos em profusão e com os preços nas alturas, hoje são mercadoria boiando no comércio imobiliário. Faltou comprador, quem comprou está devolvendo e ninguém se espante se dentro de breves dias aparecer venda de apartamento em promoção.
**
Também estava demais.Construíam um apartamento de 40 metros quadrados, ou seja, uma gaiola para criar passarinho pequeno,e botavam o preço de 400 mil reais. Perderam a noção de dinheiro e de valor e agora a porca começa a torcer o rabo. A recessão chegou pra valer e muito nêgo está sem dormir direito.
**
Nesta terça não estarei no Politicando. Gutemberg Cardoso, o papa do rádio e das imagens, vai mais uma vez me substituir.
**
Deputado estadual da Paraíba anda com mania de adoecer. Nos últimos dias dois deles foram pra casa, com drifuço, para dar vez aos suplentes.Deveriam ficar doentes e sem receber. Porque do jeito que está é bom demais: o doente recebe e o substituto também.
**
E agora lá se vão meus abraços para Paulo Josafá, Nilo Siqueira, Nilo Feitosa, Assis Costa, Assis Liberalquino, Airton de Caba Amaro, Marcos Pinto de Morais, Coronel Sinval, Coronel Euler Chaves, Duda Garçom, Humberto Alexandre,Aluizio de Forte Velho, Quinto de Santa Rita, Expedito Pereira, Junior e Rafael Holanda, José Augusto Longo da Silva, Marcos Marques, Marcos Nogueira e Lenilson Guedes.
**
Um casal de professores, sempre desejando um bom futuro para o seu filho, faz aquela pergunta dos sonhos.
- Filho o que você quer ser quando crescer?
O garoto responder:
- Eu quero ser politico, mãe.
A mãe, surpresa com a resposta, pergunta:
- Por que político?
- Ora mãe, porque nunca vi político saindo nas ruas para fazer manifestação por melhores salários.

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



 Porque hoje é sábado
Postado por Delano, 28 de Março de 2015 às 10:04

Admiro o conterrâneo Paulo Mariano por sua fidelidade as origens. Agora mesmo retornou a Princesa para participar de um debate sobre a guerra de trinta e voltou cheio de boas recordações. Recordações não dos figurões da política de lá, mas de gente da terra, da gente, do povo, como Padre Maia, João França e Mané Gato, o Rei dos Pantins.
**
Nesta terça-feira você não pode perder o Politicando, aquele programa que apresento na TV Master.Vou entrevistar o nosso cronista maior, o jornalista e imortal Gonzaga Rodrigues, que com certeza terá muitas histórias para contar.
**
Agnaldo Almeida de livro pronto, porém sem recursos para editar a obra.Cadê os programas de incentivo a cultura que não adotam a obra de Agnaldo?
**
O governador Ricardo Coutinho inaugura logo mais o novo Dede, ou Vila Olimpica como queiram. Uma obra que, pela sua importância e imponência, está despertando uma ciumada danada nos seus adversários políticos.
**
Marcos Maivado Marinho comanda a partir das 10 horas mesa redonda na Jacumã FM, a rádio que tem o mais bonito e pomposo time de galegas da radiofonia paraibana.
**
Wellington Fodinha revoltado com o cartão do SUS que recebeu da Prefeitura. Simplesmente uma xerox mal ajambrada, coisa de gente pobre que não tem em casa nem material de expediente.
**
Camila Toscano e Estela Bezerra, cada uma no seu estilo, brilhando na Assembléia Legislativa. Já tem deputado enciumado.
**
Aquele comerciante com loja naquele famoso shopping precisa se cuidar. Não pode ver um priquito que mergulha de cabeça, esquecendo que,na idade provecta, tudo de mais é veneno.
**
Companheiro Marcos Pires, nosso embaixador das causas impossíveis, em missão especial desde o começo do mês,ainda não apresentou relatório conclusivo do trabalho investigativo.
**
E agora lá se vão meus abraços para João do Bar,Nenem de Cajazeiras, Dudu do Manaíra, Renato do Funcionários II, Tetéo de Guga, Duri Duri do Geisel, Gilvan de Efraim, Roque Fogueteiro, Zé de Biu, Goguinha de Benedito de Rufina, Chico de João Oliveira, Zé de Chumbinho, Tevaldo de Ortilo, Bicudo Massaroca e Maitê Proença.
**
Numa noite escura, voltando de uma carreata pelo interior, um dos ônibus, lotado de políticos sai da pista, capota duas vezes e cai numa fazenda. O fazendeiro acorda assustado e vai ver o que aconteceu. Ao se deparar com aquela terrível visão, rapidamente começa a cavar um buraco, onde enterra os corpos. Alguns dias depois, um investigador bate a sua porta e faz várias perguntas sobre o acidente. - E onde estão os políticos? - Eu enterrei eles naquela cova ali! - Mas estavam todos mortos? - espanta-se o policial. - Bem... alguns diziam que não... mas o senhor sabe como os políticos são mentirosos!

Ricardo Coutinho e o Ministério Público Eleitoral - Tião Lucena




Leitor do blog faz reparos, justos por sinal, a um artigo que publiquei ontem acusando o senador Cássio de renegar seu passado e desmentir a si próprio, quando, derrotado nas urnas, tenta um terceiro turno para assumir o Governo da Paraíba no tapetão. Esclarece o leitor, cujo nome preservo para evitar exposição desnecessária, que o Ministério Público Eleitoral também está na briga pela cassação do governador.

E é verdade.

Das Aijes interpostas, mais da metade é da lavra do Ministério Público Eleitoral.
E o leitor pergunta:

Sendo a ação parida do ventre do Ministério Público, há quem se atreva a dizer alguma coisa contra?

O Brasil é pródigo em eleger ídolos intocáveis. O maior deles foi Pelé. O segundo é o Ministério Público.

Na ótica do Brasil,o Ministério Público não erra. E quem se atrever a dizer o contrário, que prepare o lombo para a rebordosa.

Eu me atrevo a dizer que às vezes o Ministério Público é injusto.

Em 2010, sem segundas intenções, devo avisar, publiquei no meu blog uma enquete perguntando ao paraibano quem ele preferia para ser o seu senador.Era uma enquete sem pretensões maiores além de movimentar o blog e motivar o leitor.Na enquete estava dito que aquilo não tinha valor ceintífico nenhum.

O moço do Ministério Público, porém, achou que eu estava cometendo hediondo crime e me acionou. O juiz singular me absolveu. O Ministério Público apelou para o pleno do TRE, alegando que eu precisava ser condenado para dar o bom exemplo. Perdi por um voto.Apelei ao TSE e lá meu processo foi incorporado a 45 outros que nada tinham a ver com o meu, o ministro julgou o da cabeça e lascou o resto.

Resultado: O Procurador da Fazenda Nacional me executou e estou sendo intimado a pagar uma multa de 80 mil reais, a preço de março de 2014, sob pena de, se não o fizer, passar de cidadão pagador de suas dívidas a um velhaco com o nome sujo, ter bens penhorados e ficar com minha conta bancária bloqueada.

Faço um parêntesis: Antes de meu caso, a Justiça Eleitoral da Paraíba julgara Cássio Cunha Lima, cassara o seu mandato e lhe aplicara uma multa de 100 mil reais. Cássio não pagou a multa, a justiça não cobrou e a multa prescreveu.
E agora?
Devo achar que Cássio não foi cobrado porque é pobre. Eu, que sou rico, tenho que dar o bom exemplo. Pelo menos achou isso o ilustre representante do Ministério Público Eleitoral.
Por isso não acompanho a unanimidade que endeusa segmentos da sociedade e chama de demônios os outros segmentos. Todo mundo é humano e todo humano é feito de carne e osso.

Ricardo Coutinho incomoda muita gente. Ele é a antítese do político tradicional. Ele é diferente, e por sê-lo, não é digerido por quem estava acostumado a ver nos postos de mando o filho do coronel, o sobrinho do usineiro e o neto do latifundiário. Ricardo é filho de comerciante, vendeu leite nas portas de Jaguaribe para sobreviver e não precisou de pilastra familiar para ser o que é.

Na Paraíba, nós sabemos, essas qualidades são consideradas defeitos irreparáveis.Os coronéis tradicionais ainda têm poder desmedido nos limites dessa terrinha de muro baixo.

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



 
Faz dois dias que a chuva só ensaia cair aqui em João Pessoa. Dá aquela pancadinha de nada e some, para tristeza dos que, como eu, enfrentam esse calor desumano sem poder usar o ar condicionado defeituoso das Casas Bahia.Mas vamos rezar,ter esperanças e sonhar com alguma sobrinha dos vendavais que estão caindo pelo interior do Estado.
**
Logo mais à noite, em Boqueirão, eu e Efigenius Moura estaremos divulgando nossos livros, A Guerra de Princesa e Santana do Congo para um seletivo publico que participa de semana literária naquela bela cidade. Claro que haverá noite de autógrafo.
**
A prova de que as coisas estão subindo está no quanto você traz pra casa de feira com o mesmo dinheiro da semana passada. A inflação chegou de mansinho,deu o bote,escondeu a unha e a gente só percebeu depois de roubado.
**
Emanuelle Lucena, minha sobrinha, filha da minha irmã Neci e de Flavão, festejou seus 16 anos ontem na bela vivenda do Geisel,com direito a bolo e a parabéns pra você.

Também ontem interou idade nova o dinâmico Zé Alan Abrantes, que pra variar encheu o cu de cana e ficou bebim.
**
O que leva um menino de 15 anos a matar friamente uma menina de 14 sem sentir o menor remorso? É por isso que acho que o mundo vai se acabar.
**
Quando eu morava em Princesa não tinha esse negócio de artrose nas juntas. Bastava enfiar o dedo no cu da galinha que ficava bonzinho na hora.
**
Zé Maranhão arrancou uns sinais no rosto e desmarcou compromissos previamente agendados
. Aos 80 anos, o veim continua vaidoso.
**
O deputado Aloysio Pereira está sendo bem cuidado por uma dedicada enfermeira. A moça é filha de Pereirinha do Valentina.
**
Marcos Pires agora está obrigado a comer mato e não beber nem vinho. Mas continua podendo viajar.
**
Sonho mais besta. Nele estávamos eu e Chico Pintos, ambos nus, eu correndo na frente e Chico atrás gritando: “agora é minha vez,agora é minha vez”.
**
Princesa está feia. O calçamento está horroroso.
**
Os adversários da prefeita Dona Dida,de Itabaiana, reuniam multidões em seus comícios, graças a presença de uma famosa banda onde se destacavam magérrimas dançarinas em trajes sumários. Mesmo incomodada com o sucesso da festa adversária, Dona Dida não se deixou abater:
-Meus adversários pensam que vão me vencer. Não será com esse show de meninas quase nuas, mostrando seus priquitinhos de rã.
**
Walber Virgulino, o homem dos sete instrumentos.
**
Tem nêgo sem dormir com medo de perder o emprego. Outro tanto não dorme, se pegando com todo tipo de santo pra ganhar uma boquinha.
**
E agora lá se vão meus abraços de sábado para Ricardo Ramalho,Roberto de Luna Freire, Marrocos Filho, Anita Leite, Arnaldo Almeida, Richomer Barros, Camilo Macedo, Frutuoso Chaves, Alex Filho, Antonio Malvino, Marcos Marinho, Alexandre de Luna Freire, Miguel de Brito Lira, Aécio Diniz, Sinval Gonçalves,Adalberto Targino, Wellington Fodinha, Humberto Lira, João Pinto, Alexandre Moca,Newton Arnaud,Fernando Pires,Antonio Giovani, Aldo Araújo, José Augusto Longo da Silva e Ricardo Pereira.
**
Visitando a cidade de Sousa, como governador, Ronaldo Cunha Lima foi procurado por uma funcionária que queria fazer um agradecimento.
-Muito obrigada, governador, por ter me transferido para trabalhar com o senhor no Palácio -, disse a moça, acrescentando: - mas eu tenho direito a gozar férias na minha repartição de origem. Posso gozar agora?
Ronaldo:
-Agora, não, porque tem muita gente. Depois combinamos.”

 

Porque hoje é sábado - Tião Lucena,



 

Na campanha política terminada semana passada aqui na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho não mandou um real para os comitês do interior. A campanha foi franciscana mesmo. Ele ganhou no grito e com a apresentação das obras. Cássio gastou como se fosse o candidato que estava no Governo. Isso é uma verdade cristalina. Por isso fala-se em dívidas milionárias rolando por aí.
**
Vem aí “Água de Chocalho”, o livro mais gostoso do ano. Paulo Mariano conseguiu se superar. Vocês vão ver.
**
A gente descobre que está envelhecendo quando começa a sentir saudade do passado. Basta uma música das antigas e as lágrimas brilham nos olhos. Segundo o meu dileto amigo Marcos Pires, “isso é a porra da velhice chegando”.
**
A coluna do sábado é o lanche à base de fruta pão com bofe do meu indefecável amigo Vavá da Luz.
**
Esses viados que falam mal do Nordeste deveriam, antes,tirar a inhaca. A gente pelo menos tem água pra tomar banho.
**
Marcos Maivado Marinho botou pra quebrar em cima da mídia sacana que quis lascar o governador Ricardo Coutinho.
**
Um quilo de bode a 17 reais tá caro. Bode é bicho barato, se cria sem comer ração e não dá trabalho ao dono.Além de deixar o comedor ruim das oiças.
**
Waldson Souza, secretário de Saúde, não desgruda da pousada de Delano toda vez que vai a Princesa.
**
Delano brinda seus hóspedes com show de saxofone e sax soprano no terraço da pousada, que dá vista para o Açude do Cedro. Além de servir um peixe no coco que tem sabor de quero mais.
**
Agora em novembro tem festa em Ingá. Será o aniversário de Vavá da Luz. Quem não for, receberá uma praga e ficará com a cara de Antonio Mineral, com “istambo de gêusso” e tudo.
**
Zé Augusto Longo da Silva, pense num cabra pra escrever bonito!
**
E Ademar Nonato, radialista brabo da mulesta dos cachorros!
**
Zé Alan, guarde a galinha, agora em novembro eu chego.
**
Alguém dá notícias de Toinho do Sopão?
**
Tem nêgo se pegando com todo tipo de santo e padrinho pra ver se consegue uma boquinha no Estado.
**
Miguezim Lucena em extase. O candidato dele ganhou em Brasilia.
**
O meu também ganhou aqui na Paraíba.
**
Em sapé semana passada deu entrada no Hospital Sá Andrade um senhor de aproximadamente cinquenta anos, que se entalou com uma cenoura nas partes baixas.
**
A prefeita Tatiana Correia tomou o imóvel que servia de apoio aos policiais do Conde. A galega tá desesperada.
**
Tem um professor/articulista que escreve mais enrolado do que cabelo de cu de africano.
**
Um abraço especial para Leudo, gerente da região de ensino em Patos.
**
Vou deixar de escrever. Autor provinciano vende pouco e só tem trabalho.
**
E agora lá se vão meus abraços para Marçalzinho Lima, Tito de Tozinho, Zezinho do Botafogo,Marcos e Marcondes Marques, Alysson Filgueiras, Edgar de Elizeu Guabiraba,Valquiria Alencar, Marlene Baracuhy, Zezé Fernandes, Maria do Socorro Lopes, Gilberto Carneiro da Gama,Professor Lucio Flávio,Everaldo Maia, Terto Morais, Anchieta Gualter, Zé Gojoba,João Vanildo e Marcela Gadelha.
**
Certa vez um candidato a vereador resolveu fazer campanha pros lados das roças. Chegou em um aviário e se ofereceu para pagar tudo o que as pessoas necessitassem. Veio o primeiro e pediu uma vara de anzol. O segundo veio buscar isca para pescar. O terceiro queria uma fisga, e assim todos os que por ali passavam só pediam artigos para pescaria. O candidato mesmo intrigado com a folga do pessoal foi pagando.
Até que mais tarde chegou um sujeitinho que queria comprar uma enxada. O candidato a vereador elogiou o moço, dizendo:
- Até que enfim alguém que deseja trabalhar , parece que aqui quase todo mundo só sabe pescar. Meu filho , escolha a melhor enxada, pois ela irá auxiliá-lo no seu trabalho.
E o caipira:
- Precisa não tio, para procurar minhoca serve qualquer uma...


Comentários Nome: E-mail: Comentário:
Perfil
Tião Lucena, nascido e criado no Sertão, é jornalista desde 1975, tendo começado em A União como repórter e trabalhado em O Norte, no Correio da Paraíba, no Jornal O Momento e no jornal de Agá.

Ver perfil completo Vídeo do DiaAula de sexo anal

Ver todos os Vídeos Enquete
Quem será o vencedor da UEFA Champions League?

Real Madrid Barcelona Bayern de Munique PSG Chelsea Manchester United Colunista Mayssa Leão
Fotos do TiãoVer todos as Fotos Mais Lidas

Blog do Tião Lucena

Saudades da eleição - Tião Lucena



 
Claro que vou sentir saudades da campanha política, principalmente do guia eleitoral, o maior programa televisivo do mundo, aquela coisa maravilhosa de candidato prometendo mundos e fundos, falando de programas mirabolantes, pedindo desculpas pelo que não fez e jurando de mãos postas que desta vez fará. E mais ainda daquela parte quando um começava a descobrir os podres do outro.

É bom demais saber que essa gente falante e importante tem defeitos, falhas, escorrega na casca de banana e, embora tenha poder de sobra, não tem mais dignidade do que o pobre pai de família que trabalha feito um jegue para não permitir que o filho, por exemplo, tenha vergonha dos seus atos.

Sentirei saudades dos afagos, dos acenos, dos abraços, da atenção redobrada, mesmo tendo ciência de que tudo isso é falso, ensaiado, medido e pesado e que só acontece de quatro em quatro anos, quando o homem gravatudo, bem vestido e cheiroso se digna a descer do trono para enfrentar a massa ignara e sempre iludida.
Como não sentir saudade daquele monte de bobos a balançar bandeiras, a se esgoelar em carreatas, a botar o homem no pescoço e caminhar pelas ruas feito burro de carga, a brigar com o vizinho, a furar o bucho do adversário durante a farra de bar, a encher o carro de adesivos, a sujar as paredes da casa com letreiros de gosto duvidoso e a oferecer as prendas de casa ao ídolo em troca de pequenos favores?

A saudade baterá no peito logo na segunda-feira seguinte à eleição quando não repousar mais na mesa a notinha de cinquenta que compra o voto, o quilo de charque que amacia o paladar, o corte de tecido para vestir a nudez, a cesta básica dando sinal de fartura e, pior, ao ver a triste realidade desenhada no horizonte, aquela de que o sorriso na boca do idolo sumiu, o aceno não se fará mais presente, sequer o convite para a posse chegará, pois posse, ao contrário de eleição, é festa para uns poucos participarem, é banquete ao qual só tem acesso quem cheira a perfume bom.

Consola-me, porém, o fato de que o jejum durará apenas quatro anos. Aí tudo voltará a ser como dantes e as mágoas pela ingratidão pós pleito serão esquecidas, o ingrato deixará de ser ingrato, o ídolo voltará a ser ídolo e eu, eleitor, acharei tudo maravilhoso de novo, matarei pelo candidato, dele serei cobaia, mamulengo a bobo da corte, pois foi para isso que nasci, para ser parte da boiada que é vendida de porteira fechada pelo meu chefe político, senhor e rei.

Porque hoje é sábado

 A lei brasileira é deverasmente engraçada. Condena um sujeito a pena de 30 anos e o cabra só fica um terço preso.O resto será na rua, onde matará ou roubará de novo. O taradão de Queimadas,condenado a 106 anos, só ficará preso por 30 anos. Se bem que deixará a cadeia sem dentes, sem rola e sem energia, o que já é um sossego para as futuras mocinhas queimadenses.
**
Por isso que no sertão tem a lei do olho por olho, dente por dente. Matou, morre. Como aconteceu naquele caso de Zé Perequeté. Numa boca de noite, uma senhora saiu da rua e encaminhou-se para o Sítio Várzea, levando consigo a coragem e um filho de cinco anos. Foi interceptada, estuprada e morta a facadas por Zé Perequeté no paredão do açude.Depois Zé foi a Juri, foi condenado, cumpriu um tiquinho assim da pena, saiu da cadeia e voltou para o seu sítio.Certa tarde dormia na rede armada no alpendre, quando um homem se aproximou e deu-lhe seis tiros. A rede mudou de cor, ficou vermelha. O homem era o rapazinho filho da mãe estuprada, que cresceu para vingar a morte da mãe.
**
O sertão se levanta, o cariri dá seu grito, o brejo também se exalta, é o mundo todo e uma banda da lua dizendo que não tem dono e não se deixa mais seduzir com palavras bonitas, sorrisos colgates e beijinhos nas alfáceas.A coisa tá preta pra determinado segmento.
**
O Estado antecipou o pagamento dos seus servidores para sexta e sábado, tudo por causa da greve bancária anunciada para terça feira.Essas greves de bancários são o filé mignon dos velhacos, que deixam de saldar compromissos alegando que o dinheiro está no banco e o banco se encontra fechado.
**
Zé Diniz, de peruca nova, disse que foi tirar seu saldo no banco sexta-feira e encontrou seu salário de auditor fiscal devidamente depositado.
**
Contaram,e embora não tenham pedido segredo, vou aqui dizer o santo e omitir o milagre: um determinado e privilegiado grupo tem se reunido para ratear os cargos de uma hipotética futura administração. E já tem gente intrigada uma da outra porque ambicionava a sub chefia de algo que já estaria prometido para além mar.
**
Aquela senhora está tendo orgasmos sucessivos por conta das aparições na mídia.Vai terminar engravidando.
**
Viram aquilo, o Rio São Francisco secando no nascedouro da Serra da Canastra?Agora é que a transposição não sai, para desgraça de um povo que tanto sonhou com o Rio São Francisco passando por outras terras nunca dantes visitadas.
**
Marcos Maivado Marinho continua mais maivado do que nunca.Eita bicho maivado da gôta serena!
**
O calor voltou com gosto de gás. Aqui neste momento faz um abafado tão grande que se o cabra soltar um peido sai fumaça e é bem capaz de sair voando pela janela.
**
Miguezim meu irmão teve um pique de pressão e foi parar no hospital. Está bem agora, mas o médico recomendou repouso absoluto.
**
Incendio danado aquele de Sousa. O Bistrol que foi destruído era um bom restaurante.Comi muito lá e via que era frequentado pela fina flor do abacaterol.
**
Meu amigo Reginaldo de Luiz Mofeta passou férias aqui no Bessa.Voltou pra Princesa quase torrado de tanto pegar bronze.
**
E agora lá se vão meus abraços para Zé Augusto Longo, Inaldo Leitão, Solon Benevides, João de Queiroz Melo,Fred Pitanga, Dra Fátima Bezerra, Anacleto Reinaldo, Cicero Lima, Sebastião Barbosa, Verimar Virgolino, DrZoma, Soraya Barros,Nininha Lucena, Ricardo Pereira, Irismar Mangueira, João Cuscuz, Chico de Nadir, Tito de Tozinho, Zé de Ana, Marinalva de Zé Caxita, Maria de Tia, Dosca do Ó, Toim Júnior,Marçal Lima, Zé Alan Abrantes, Mundinho de Nezinho, Ademar Nonato,Eilzo Nogueira Matos e Dedé Veras.
**
Seu Janjão morava no Roger, aqui em João Pessoa.Era comerciante, viúvo e tinha um chamego com uma balzaquiana residente no Cristo Redentor. Uma vez por semana apanhava ela de carro, levava para um motel em Cabedelo e, ao se despedir, a “presenteava”com 20 reais. Na última vez, quando ainda se dirigiam para o motel, a namorada ponderou:
-Seu Janjão, como o senhor sabe a gasolina subiu e por isso vou aumentar meu “presente”para 50 reais.
Seu Janjão não contou conversa: fez meia volta no carro, acelerou em direção ao Cristo e avisou para a amada:
-Sendo assim vou procurar um chibiu a álcool”.

Porque hoje é sábado - Tião Lucena

 
Acontece hoje pela manhã o sepultamento do companheiro de batente e amigo de priscas eras, Djaci Lima. Ele morreu na madrugada de ontem, de hemorragia no esôfago, tinha 52 anos e vai deixar muitas saudades. Djaci era também Defensor Público e trabalhava numa das Varas Criminais do nosso Tribunal de Justiça. Avistei-o pela última vez na semana passada, conversamos sobre o futuro, ele falou de projetos, perguntou pelos manos Miguel e Edmilson e parecia bem. A morte, traiçoeira como sempre, não manda recados. Chega e nos leva desta para o desconhecido. O da vez foi Djaci. O próximo, sabe Deus.
**
Mas como a vida continua, continuemos vivendo e assistindo, neste sábado, ao lançamento do livro de Aldo Lopes, o grande conterrâneo neto de Ronco Grosso, que escreveu “A Dançarina e o Coronel”. A festa vai ser na Livraria do Luiz, ali no centro da cidade, na Galeria Augusto dos Anjos para ser mais preciso, a partir das 10 horas matinais. Os apreciadores da boa literatura e os princesenses em geral, estão convocados para prestigiar o evento de Aldo, e mais que isso, comprar o livro.
**
Outro a lançar livro hoje, mas lá em Monteiro, na Casa da Cultura de Paulo Cachorrão, é Zelito Nunes, o bom Zelito. Ele escreveu “O sertão onde nasci”, coisa muito ótima demais. Fred Menezes e Geordie Tampa de Furico Filho já se mandaram pra lá e desde ontem enchem o cu de cana esperando a hora de entrar na fila e receber o autógrafo de Zelito.
**
Estava eu no cuscuz de Dona Irene, no Mercado da Torre, quando surgiu feito um foguete o elétrico Zé Maranhão e sua equipe, formada por, entre outros, Nena Martins, Tavinho Santos e André Amaral. O bom velhinho, que não dorme em serviço, pedia votos para se eleger senador. Entrou pelos becos e barracos, sendo sempre saudado com simpatia por comerciantes, fregueses e bêbados que infestam a feira às 24 horas do dia.
**
A campanha pra governador entra na reta final e está, como sempre acontece na Paraíba, bastante acirrada. Os dois principais candidatos ao Governo, Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho estão empatados tecnicamente segundo o Ibope, e como os outros candidatos não saem do canto, é bem possível tudo ser resolvido ainda no primeiro turno. Favorito? Não tem a essa altura do campeonato.
**
Durante o velório de Djaci Lima presenciei uma conversa entre três pessoas e uma delas metia o pau em Ricardo Coutinho. Sabe a acusação que se fazia ao governador?”Ele não gosta de pagar propina”.
**
Por onde andará Marcone Carneiro Cabral?
**
Esse a quem me referi aí em cima foi um dos melhores textos que conheci no jornalismo paraibano. De repente, não mais que de repente, abandonou o batente e sumiu na buraqueira da vida.
**
Tem pesquisa novamente suspensa por aí. Mais tarde mato a cobra e mostro o pau. Esse povo não se emenda mesmo.
**
O meu amigo Renato do Funcionários II escapou fedendo de uma tentativa de morte. Estava trabalhando quando foi surpreendido pelo defensor público Antonio Ivan Pedrosa, que sem aviso prévio ou mal querência, tirou o revólver de dentro do carro e deu três tiros em Renato. A polícia prendeu o agressor, mas ele já está solto.
**
Este boiga vai aparecer de cara nova daqui pra mais tarde. E será uma cara nova, moderna e bem ao gosto dos seus milhões de leitores.
**
Marina caindo e Dilma subindo? Sei não, visse!
**
Sabe o que mais gosto em Lula? Claro que daquela cara de bebim em fim de festa.
**
E agora lá se vão meus abraços para Severino de Inocêncio, Petronio Souto, Quinto de Santa Rita, Marlene Alves, Zé de Edezel, Tito de Tozinho, Toinho Pinheiro, Marcos Pinto de Morais, Marcos Pires, Lucio Flávio de Vasconcelos,Antonio Malvino, Airton José, Abelardinho Jurema, Roberto Cavalcante,Wellington Fodinha, Hariane Arruda,Alex Filho, Luis Torres, Paulo Márcio Madruga,Aécio Diniz e Marcos Maivado Marinho.
**
Duca, coveiro do cemitério de Uiraúna, estava pintando um túmulo de gente rica quando foi procurado por Seu Vicente, do Sítio Mato Grosso, que trazia o cadáver de um rapaz enrolado numa rede. Chegou e perguntou quanto custava um sepultamento, tendo Duca respondido que o preço tabelado pela Prefeitura era de 20 reais.
Seu Vicente pediu um abatimento, alegando que o rapaz era pobre. E Duca, encerrando a conversa:
-Arranje mais uns dois, que eu faço a 15”,

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



Aqui em Foz do Iguaçu, onde me encontro desde quinta-feira,quase não se ouve falar em política. Os candidatos no guia eleitoral são bem comportados, falam de seus projetos, anunciam suas mentiras, mas não descem a ripa nos adversários. Não sei se por educação ou por medo de mostrar o próprio rabo, todos se respeitam.
**
A cidade de Foz é organizada, tem um trânsito que flui sem engarrafamentos, os motoristas de taxi não roubam a gente e os restaurantes oferecem bons pratos a preços razoáveis.
**
Não há lixo nas ruas. Até piola de cigarro tem lugar certo para ser depositada. Paraná fica no Brasil?, perguntei a mim mesmo vendo aquele povo organizado, educado e limpo.
**
Na noite desta sexta fui transportado para o hotel por um motorista de táxi espanhol.Faz cinco anos que ele mora aqui em Foz.Enrabichou-se por uma brasileira aqui residente, veio embora e sequer sente saudade da terra natal.
**
Vejo nas redes que a coisa está preta aí pela Paraíba. A baixaria tomou conta da campanha. Do pescoço pra baixo é tudo canela, tudo normal, tudo dentro dos conformes. Política de briga é mais divertida, embora exiba feridas que teimam em não cicatrizar.
**
Também soube que continua a negociata imoral de prefeitos fuleiras que aderem de um lado para outro de acordo com o aceno do vil metal. Bando de cabras safados, vendidos e desmoralizados, que com certeza serão arquivados pelo povo.
**
Dia 24 é o dia D para o povo de Princesa mostrar quem é quem para o Governo do Estado. É que Cássio esteve em Princesa,levado pelas mãos dos ex-prefeitos cassados Sidneys Oliveira e Thiago Pereira e falou para 1.600 pessoas reunidas na Rua Grande. Ricardo Pereira, Nininha Lucena e Aloysio Pereira prometem juntar três vezes mais gente. Vou estar lá para conferir. Em tempo: Aloysio, Ricardo e Nininha apoiam o governador Ricardo Coutinho.
**
Os amigos do blog, ou boiga, como queiram, não estranhem por não estar atualizando as matérias com a mesma frequência. É que estou passeando por Foz do Iguaçu e só tenho condições de fazer as atualizações quando chego ao hotel.
**
Se a pensão de ex-governador pertence a Cássio, ele pode transferi-la para quem quiser. Não está usurpando direito de ninguém.
**
O medo que faz nesse negócio de estar expondo a vida privada de políticos é alguém mostrar na rede social aquele segredinho daquele parlamentar muito macho, que nas dobras dos lençóis mostra o seu lado mulher.
**
Até Maria Doida sentiu o passar dos anos. Está com a cara cheia de pregas.
**
E agora lá se vão meus abraços para Cida Lobo, Luzemar Martins,Camilo Macedo, Pedro Macedo, Nonato Bandeira, Chico do Pandeiro, Demontieux Feitosa, Arnaldo da Farmácia, Jackson Bandeira, João Fó, Adalberto Fulgêncio, Ovidio Marinho, Ovidio Mendonça, Marcos Maivado Marinho, Anchieta Gualter, Fatima Alves e Anita Leite.
**
Cheguei numa loja aqui perto, na Argentina, a mocinha me atendeu e começou a me explicar o funcionamento de um telefone celular. A língua enrolada da moça não me fazia entender nada, mas como ela falava ligeiro, deixei-a terminar a explicação para argui-la com um sonoro:
-Cuma?

Sidebar Menu